O Parque Nacional Serra da Capivara, localizado no Sul do Estado, está na lista das indicações para se tornar Patrimônio Natural da Humanidade. Já reconhecido mundialmente, o parque possui desde 1991, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.
De acordo com o gestor da pasta do Turismo, Marcelo Costa, o Parque tem grandes chances de garantir mais um título, já que além de se destacar mundialmente, é de uma beleza valiosa. “Temos elementos únicos no Parque Nacional Serra da Capivara. Uma paisagem geológica importante, diferente, além de ser uma área muito bem preservada. Merecemos mais esse título”, frisa o secretário.
Marian Rodrigues, chefe do Parque, reforça que a Serra da Capivara já é um exemplar único da Humanidade. “Ele tem três chancelas importantes de preservação, de proteção. Ele é unidade de conservação federal, na categoria Parque Nacional; tem uma área de 100mil hectares, é reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural devido à sua excepcionalidade cultural, especialmente da arte rupestre. Em 1993, o parque foi tombado pelo Iphan, na categoria Arqueológica, Etnográfica e Paisagista. Todas elas já conferem ao Parque um exemplar único da Humanidade”, explica.
Marian Rodrigues reitera ainda que, receber mais uma chancela como Patrimônio Natural da Humanidade, trará grandes benefícios e responsabilidades. “Temos um Parque muito bem preservado e conservado, inclusive já foi considerado pela Unesco, um dos parques mais bem administrados. Em 2003, nós participamos da candidatura, mas nessa ocasião, não conseguimos. Fizemos um dossiê, que é uma das etapas necessárias, incluindo todos os elementos que conferem ao Parque como único. São várias etapas que passamos, cada ano um é eleito, os que não forem eleitos naquele ano, continuam na lista”, finaliza.
Além da Serra da Capivara, foram indicados outros sítios naturais brasileiros para receber também a designação de patrimônio natural como Lençóis Maranhenses (MA); Parque do Itatiaia (RJ); Parque Raso da Catarina (BA); Parque Cavernas do Peruaçu (MG); Banhados do Taim (RS) e Serra Divisor (AC). A expectativa é que as sete locações indicadas ganhem o título ao longo dos próximos 15 anos.
Mín. 25° Máx. 27°