Para organizar o atendimento das demandas e melhor gestão dos espaços das quatro hortas públicas que funcionam em terrenos da Prefeitura de Vitória da Conquista, nos bairros Jardim Valéria, Kadija, Recanto das Águas e Vila América, neste mês de dezembro foram realizadas visitas a esses espaços pelos representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Semdes) e Desenvolvimento Rural (SMDR). O objetivo foi ouvir os produtores e melhor planejar o apoio do Governo Municipal em 2023.
Durante os encontros, os produtores, que recebem apoio da Semdes, por meio da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), em articulação com a SMDR, tiveram oportunidade de falar das principais demandas do espaço e explicar a dinâmica de trabalho nas hortas, produção e também a comercialização dos produtos.
“Esses encontros com os produtores foram essenciais para planejarmos o apoio técnico em 2023. Pudemos observar e ouvir de cada produtor o que é prioridade para o bom andamento de cada horta. A ideia é incluirmos o atendimento periódico e não apenas quando nos solicitam”, explicou o secretário da Semdes, Michael Farias.
O encontro também contou com a participação do coordenador de Fomento à Agricultura Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Eduardo Castro, que explicou para os agricultores o que pode ser ofertado enquanto apoio técnico para eles. “Cada horta possui sua própria dinâmica, todas já são produtivas e servem não apenas como fonte de renda, mas como espaço de convivência, por isso a Secretaria de Desenvolvimento Rural está de portas abertas para atender os agricultores e pretendemos continuar com o apoio técnico, mas de forma contínua”, esclareceu Eduardo.
Para Sandra Ferreira, agricultora da horta do Recanto das Águas, o apoio da Cosan tem ajudado a diminuir os problemas. “Nós esperamos continuar com este apoio. Agradecemos a visita, o café da manhã e a atenção durante o ano”, comentou Sandra durante o café da manhã oferecido pela Cosan, na reunião realizada nesta quarta-feira (21), em sua residência.
Maria Oliveira Rocha, produtora da horta do Kadija, também agradeceu a visita, que ocorreu na terça-feira (20). “Estamos muito agradecidas por esse suporte que a Prefeitura tem nos dado e felizes com a visita de hoje”, comentou Maria, que há dois anos produz hortaliças e flores na horta do Kadija.
Na reunião da horta do Vila América, que ocorreu no dia 16 de dezembro, a agricultora Ana Lúcia Santos Lemos agradeceu a visita e renovou o pedido de continuidade do apoio. “A gente ficou muito feliz com essa reunião e aguardamos a continuidade do atendimento e solução para as nossas demandas”, ressaltou Lúcia.
Mín. 24° Máx. 28°