

Para organizar o atendimento das demandas e melhor gestão dos espaços das quatro hortas públicas que funcionam em terrenos da Prefeitura de Vitória da Conquista, nos bairros Jardim Valéria, Kadija, Recanto das Águas e Vila América, neste mês de dezembro foram realizadas visitas a esses espaços pelos representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Semdes) e Desenvolvimento Rural (SMDR). O objetivo foi ouvir os produtores e melhor planejar o apoio do Governo Municipal em 2023.
Durante os encontros, os produtores, que recebem apoio da Semdes, por meio da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), em articulação com a SMDR, tiveram oportunidade de falar das principais demandas do espaço e explicar a dinâmica de trabalho nas hortas, produção e também a comercialização dos produtos.
“Esses encontros com os produtores foram essenciais para planejarmos o apoio técnico em 2023. Pudemos observar e ouvir de cada produtor o que é prioridade para o bom andamento de cada horta. A ideia é incluirmos o atendimento periódico e não apenas quando nos solicitam”, explicou o secretário da Semdes, Michael Farias.

O encontro também contou com a participação do coordenador de Fomento à Agricultura Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Eduardo Castro, que explicou para os agricultores o que pode ser ofertado enquanto apoio técnico para eles. “Cada horta possui sua própria dinâmica, todas já são produtivas e servem não apenas como fonte de renda, mas como espaço de convivência, por isso a Secretaria de Desenvolvimento Rural está de portas abertas para atender os agricultores e pretendemos continuar com o apoio técnico, mas de forma contínua”, esclareceu Eduardo.

Para Sandra Ferreira, agricultora da horta do Recanto das Águas, o apoio da Cosan tem ajudado a diminuir os problemas. “Nós esperamos continuar com este apoio. Agradecemos a visita, o café da manhã e a atenção durante o ano”, comentou Sandra durante o café da manhã oferecido pela Cosan, na reunião realizada nesta quarta-feira (21), em sua residência.
Maria Oliveira Rocha, produtora da horta do Kadija, também agradeceu a visita, que ocorreu na terça-feira (20). “Estamos muito agradecidas por esse suporte que a Prefeitura tem nos dado e felizes com a visita de hoje”, comentou Maria, que há dois anos produz hortaliças e flores na horta do Kadija.
Na reunião da horta do Vila América, que ocorreu no dia 16 de dezembro, a agricultora Ana Lúcia Santos Lemos agradeceu a visita e renovou o pedido de continuidade do apoio. “A gente ficou muito feliz com essa reunião e aguardamos a continuidade do atendimento e solução para as nossas demandas”, ressaltou Lúcia.
Sergipe Crianças aprovam atividades desenvolvidas pela Estação Acolher durante os festejos juninos
Sergipe Previsão indica semana com predomínio de chuvas fracas em Sergipe
Sergipe Véspera de São João terá Luanzinho Moraes e Painel de Controle no Arraiá do Povo
Sergipe Seasic garante inclusão e participação do público surdo com Intérpretes de Libras no Arraiá do Povo
Sergipe PAA Estadual distribui mais de 14 toneladas de alimentos para famílias de Santana do São Francisco
Sergipe Governo do Estado garante acessibilidade e inclusão nos festejos juninos com espaços e ações inclusivas Mín. 25° Máx. 26°