Na manhã desta sexta-feira (16), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e os professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Fainor entregaram a obra de revitalização da brinquedoteca e área de convivência do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Central.
Recentemente, a equipe de zeladoria da Semdes fez uma reforma com pintura da área externa e interna, reparos hidráulicos e elétricos e colocação de novas placas de identificação. Segundo o secretário da Semdes, Michael Farias, o projeto da Fainor veio em boa hora. “Essa parceria é motivo de muito orgulho pra gente. Nós agradecemos aos professores e alunos pelo cuidado com este espaço tão importante para a proteção de nossa população em situação de vulnerabilidade”, destacou Michael.
A parceria para a revitalização começou em 2021, quando foram feitas intervenções na Unidade de Acolhimento. Para o coordenador do curso, professor Aldair Marinho, o projeto é muito importante para que os alunos possam praticar fora do ambiente de sala de aula e como forma de contribuir com o social. “Nós estamos felizes com esta parceria e esperamos ampliar esse projeto no próximo ano”, ressaltou
A ação contou com a participação de 38 alunos das disciplinas de Paisagismo, da professora Marcela Aguiar, e Práticas Sociais da Arquitetura, com a professora Rosana Brito. “A gente visita o local, cadastra e em sala de aula fazemos uma proposta para desenvolvermos e trabalharmos com doações para a execução do projeto” explicou Rosana.
Para o aluno Ravi Públio, o projeto é muito importante porque possibilita que eles ajudem, com as próprias mãos, outras pessoas. “Nós acreditamos que além de desenvolver os espaços, a arquitetura contribui no desenvolvimento pessoal e na saúde das pessoas, pois, ao entrar em um espaço bonito e organizado, as pessoas se sentem acolhidas”, avaliou Ravi.
A coordenadora de Proteção Social Especial, Cássia Lucena, esteve no Creas junto com a gerente de média complexidade, Tainá Alves, e agradeceu por mais esta parceria. “O espaço ficou ótimo, mais aconchegante, um espaço coletivo para os nossos usuários”, comentou Cássia.
Mín. 23° Máx. 26°