

Na manhã desta quinta-feira (15), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), por meio da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, juntamente com a Secretaria Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SENAPIR) e o Programa das Nações para o Desenvolvimento (PNUD), iniciou o curso “Capacita SINAPIR-Fortalecimento e Expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial” com o consultor do PNUD e professor da Ufba, Helder Bonfim.
O SINAPIR é uma ferramenta que permite a articulação do Governo Federal com estados e municípios para implementação de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades étnicas no país. O curso conta com a participação de servidores de diversas secretarias de governo e conselheiros do Conselho Municipal da Igualdade Racial, da Uesb e representantes do movimento social.
O secretário da Semdes, Michael Farias, lembrou que a secretaria tem procurado criar mecanismos que de fato promovam mudanças estruturais para a realidade das famílias de Vitória da Conquista. “O evento de hoje, essa articulação da prefeitura com o Governo Federal, é uma forma de a gente visibilizar uma pauta importante e ao mesmo tempo qualificar os diversos debates que devem ocorrer na perspectiva da igualdade racial”, destacou Michael.
O coordenador de Promoção da Igualde Racial, Ricardo Alves, destacou a importância da adesão do município ao SINAPIR para o fortalecimento das ações municipais. “A adesão a este sistema significa o aprimoramento de nossa política que deve ser executada de forma transversal, dialogando com as demais políticas públicas, com objetivo de garantir os direitos de todos”, explicou Ricardo.
O curso será realizado durante dois dias, 15 e 16 de dezembro, e foi dividido em quatro módulos, tendo como objetivo final a elaboração de um plano de ação para apoio e fortalecer o SINAPIR em Vitória da Conquista. Segundo o professor Helder, é preciso que o enfrentamento ao racismo seja uma responsabilidade de todos. “Que nesses dois dias, a gente possa se afetar e entender que não perpassa somente pela Coordenação de Promoção da Igualdade Racial a responsabilidade para o enfrentamento do racismo, nem o avanço do sistema de promoção da igualdade racial, mas sim é uma responsabilidade de toda a sociedade”, ressaltou, Helder.
A mesa de abertura do evento contou com a participação da presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial, Mãe Rosa de Oxum, e da pró-reitora de Ações Afirmativas da Uesb, Adriana Amorim.
Sergipe Crianças aprovam atividades desenvolvidas pela Estação Acolher durante os festejos juninos
Sergipe Previsão indica semana com predomínio de chuvas fracas em Sergipe
Sergipe Véspera de São João terá Luanzinho Moraes e Painel de Controle no Arraiá do Povo
Sergipe Seasic garante inclusão e participação do público surdo com Intérpretes de Libras no Arraiá do Povo
Sergipe PAA Estadual distribui mais de 14 toneladas de alimentos para famílias de Santana do São Francisco
Sergipe Governo do Estado garante acessibilidade e inclusão nos festejos juninos com espaços e ações inclusivas Mín. 25° Máx. 26°