
Despertar nos alunos a ética, a integridade e o respeito, tanto no âmbito escolar como familiar e social são alguns dos objetivos do Prêmio Honestidade nas Escolas, que chega em sua 4ª edição. Os troféus e certificados aos 15 alunos vencedores foram entregues na manhã desta segunda-feira, 12, em ato, na Casa d’Agronômica, em Florianópolis, com a presença do governador Carlos Moisés.
O projeto premiou os desenhos mais criativos a partir do tema “Como praticar a tolerância na escola?”.
“A Educação tem a capacidade transformadora. E esse prêmio, esse movimento combina muito com o que fizemos na gestão do governo, a forma como enxugamos a máquina pública, a revisão dos contratos e o combate a corrupção. Sempre temos que fazer o que é certo, e é isso que vemos hoje aqui com a iniciativa dos alunos em trilhar esse caminho, de ter a percepção de que fazer o correto é sempre melhor e mais tranquilo para todos. As crianças nos mostram que estão aprendendo e têm muitas lições também para nos ensinar,” disse o governador, que esteve acompanhado da primeira-dama, Késia Martins da Silva.
A 4ª edição do projeto teve mais de 30 mil alunos do 1ª ao 5º ano do Ensino Fundamental inscritos – participaram 269 escolas e 105 cidades. As regionais de Florianópolis, Tubarão, Criciúma e Araranguá tiveram o maior número de inscritos. O concurso, neste ano, é coordenado pela Controladoria-Geral do Estado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED). Os alunos e seus professores receberam ainda uma viagem de estudos a Florianópolis, incluindo hospedagem.

“O prêmio procura internalizar valores e princípios. Trabalha para as crianças entenderem a partir de atividades lúdicas a importância da honestidade e tolerância, ou seja, respeitar o colega, a opinião do outro, de entender que cada um tem suas características, suas diferenças. É um grande projeto, que contribui e muito para a educação” destacou o controlador-Geral do Estado, Cristiano Socas da Silva.
A secretária adjunta da SED, Maria Tereza Paulo Hermes Cobra, reforçou que o prêmio contribui no âmbito das escolas e em especial junto às crianças. Mostra a importância, a valorização da honestidade e a integridade de um conjunto de valores que vai ao encontro das necessidades da sociedade e que fazem parte do desenvolvimento integral de cada criança. “São grandes lições, que com certeza serão levadas para a vida inteira dessas crianças”.
A importância de ajudar as pessoas
A aluna do 2º ano, de 8 anos, Sofia Ventura, da E.E.B Dr Fernando Ferreira De Mello, de Rio do Campo, contou que desenhou uma menina na cadeira de rodas e outra criança que foi ajudar ela na acessibilidade e ao lado desenhou um menino que estava ajudando a irmãzinha cega. “Desenhei para mostrar que precisamos ajudar os outros, não rir das pessoas, não ter preconceito, não maltratar e não falar apelidos. Temos que ajudar as pessoas de alguma maneira. Eu estou muito feliz em receber o prêmio”, relatou Sofia, que também levou um desenho para o governador.

Vencedores
1º Ano
1º – Gabriela Sayumi Uehara de Souza, E.E.B Dom Orlando Dotti – Caçador
?2º – Lucca Vicenzo De Lima Toresan Da Silveira, E.E.F Prof. Doralina Clezar Da Silva – Balneário Gaivota
3º – Isabella Damas Taborda, E.E.B. Tenente Ary Rauen – Mafra
2º Ano
1º – Julya Dos Santos Montanari, E.E.B Deputado Altir Webber De Mello – Curtibanos
2º – Maria Gabriella Dos Santos Schenardie, E.E.F Prof. Doralina Clezar Da Silva, Balneário Gaivota
3º – Sofia Ventura, E.E.B Dr Fernando Ferreira De Mello – Rio do Campo
3º Ano
1º – Maria Vitória Da Silva Rodrigues, EEB João Teixeira Nunes – Tubarão
2º – Eduarda Merib, EEF Prof. Doralina Clezar Da Silva – Balneário Gaivota
3º – Melissa Da Costa Salazar, EEF Padre Antonio Luiz Dias – Araranguá

4º Ano
1º – Ana Laura Witt, EEB Santo Antônio – Mafra
2º – Beatriz Preis Bloemer, EEF Geraldina Maria Tavares – Gravatal
3º – Emanuele Henning Dos Passos, EEB Deputado Altir Webber De Mello – Curitibanos
5º Ano
1º – Matheus Domingos Do Nascimento, EEB – São João Batista – Capivari de Baixo
2º – Yasmin Detoni Ostroski, EEB Vendelino Junges – Pinhalzinho
3º – Christine De Souza Fidelis, EEB Martinho Alves Dos Santos – Tubarão
>>> Para ver todos os desenhos vencedores, acesse o link https://cge.sc.gov.br/download/vencedores-do-premio-honestidade-nas-escolas-2022/
>>> Para ver todos os números do Prêmio, acesse o link https://bit.ly/PrêmioHonestidadeEdicao4
Também acompanharam o ato alguns professores e diretores das escolas.
Educação Secretaria da Educação promove seminário de formação para o Enem 2026
Piauí Educação de Floriano passa por transformação completa com obras nas escolas de tempo integral, Uespi e unidades do EJA
Educação Censo Escolar: Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso
Mato Grosso do Sul Clube de Ciências do Bioparque Pantanal inicia atividades com estudantes de escolas de MS
Educação Governo do Estado lança projeto Acolhe RS para apoiar estudantes migrantes e refugiados da Rede Estadual
Educação Quem foi e quem vai: governador participa de encontro do Ganhando o Mundo em Londrina Mín. 25° Máx. 26°