
“Um é pouco, dois é bom e três nunca é demais”. Ao adicionarmos o advérbio nunca no referido famoso ditado popular, encontramos a definição do que representa a realização da Semana de Música no Acre, evento que teve início na noite desta segunda-feira, 28, e segue até o dia 2 de dezembro, na cidade de Rio Branco.
O ato solene que celebra este período de fomentação cultural aconteceu no auditório da Escola de Música do Acre (Emac), no Bairro Tucumã e contou com a presença de representantes da classe artística, músicos, acadêmicos, estudantes, funcionários públicos, educadores e demais membros da sociedade civil.

As instituições anfitriãs da Semana de Música no Acre, a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) e a Universidade Federal do Acre (Ufac) foram representadas pelo coordenador-geral da Emac, maestro Afonso Portela e um dos coordenadores do curso de Música da Ufac, professor Elder Gomes.
“Iniciamos essa semana com o objetivo de homenagear os profissionais da música que tanto estudam, ensinam, criam, ensaiam, gravam e tocam seus instrumentos para ofertar ao público as melhores melodias e harmonias, além do incentivo à produção artística local e criação de plateia”, destaca Portela.

O festival possui entrada gratuita e acontece na Escola de Música do Acre, no Bloco de Artes Cênicas e Música da Ufac e no Cine Teatro Recreio. “Temos que ocupar os espaços públicos e proporcionar artes aos cidadãos acreanos. A cooperação entre as instituições de ensino musical para as atividades da Semana da Música no Acre é um passo para tal. Sigamos em frente!”, relatou Gomes.
Também prestigiaram a solenidade o representante da pró-reitoria de extensão da Ufac, professor Valmir Freitas; a secretária adjunta de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag), Kelly Lacerda; o diretor-presidente do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), Ítalo Lopes; e o chefe do Departamento de Políticas Públicas Culturais da Fundação Elias Mansour (FEM), Jackson Viana.
Após o cerimonial, o palco do auditório da Escola de Música foi ocupado pela cantora, professora e pesquisadora Natália Corrêa, que apresentou músicas dos povos originários do Acre e seus cantos ancestrais de dentro da espiritualidade das medicinas da floresta amazônica.

“Hoje, no meu caminho, busco cantar em conexão com meu próprio ser, contando um pouco da minha história e do resultado das minhas vivências, além de expressar as emoções que caracterizam a música brasileira, especificamente os cantos Yawanawá, indígenas que habitam às margens do Rio Gregório, que fica nas proximidades do município de Tarauacá”, comenta Natália Corrêa.
Clique aquie confira a programação completa da Semana da Música no Acre.
Piauí Rafael Fonteles entrega kit com mobília para nova creche em Domingos Mourão; município é uma referência em educação e no acesso ao Saúde Digital
Educação Piraí do Sul recebe Operação Rondon com ações gratuitas de saúde, cidadania e inclusão social
Ceará Enem 2025: das 100 escolas estaduais com melhores resultados em redação, 24 são do Ceará
Ensino Superior Revista internacional publica estudo desenvolvido na UEL sobre efeitos da musculação na saúde de idosas
Educação Secretaria da Educação promove seminário de formação para o Enem 2026
Piauí Educação de Floriano passa por transformação completa com obras nas escolas de tempo integral, Uespi e unidades do EJA
Educação Censo Escolar: Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso
Mato Grosso do Sul Clube de Ciências do Bioparque Pantanal inicia atividades com estudantes de escolas de MS
Educação Governo do Estado lança projeto Acolhe RS para apoiar estudantes migrantes e refugiados da Rede Estadual Mín. 25° Máx. 26°