
Com o tema “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Prefeitura de Bataguassu, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social promoveram nesta quinta-feira, dia 17 de novembro, a 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O evento foi desenvolvido na Câmara de Vereadores e reuniu representantes de escolas estaduais, entidades, projetos sociais além da rede de proteção.
Na abertura, houve a apresentação da Banda Afrobata, projeto desenvolvido através da Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial do município.
Em pronunciamento, a presidente do CMDCA, Daiely Gonçalves Feitosa, agradeceu a presença de todos e disse que a conferência é um espaço para discussão e dar voz as percepções das crianças e adolescentes como protagonistas de propostas para o município.
Daiely informou ainda aos presentes que na quarta-feira, dia 16 de novembro, foi realizada a pré-conferência no Clube da Melhor Idade, que contou com a participação maciça de estudantes da rede estadual de ensino, que apresentaram propostas para discussão durante a conferência.
Representando o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB), que devido problemas familiares não pode comparecer ao evento, a secretária municipal de Assistência Social, Suely Otsubo comentou que a conferência visa cuidar e pela garantia de direitos das crianças e adolescentes, pensando em um futuro melhor.
Suely reforçou a ideia de que a conferência é um momento importante para discutir e avaliar a situação atual e as necessidades de melhorias das políticas públicas. “Esse é um pontapé inicial. Nesse processo, contem conosco como Poder Público para a concretização das propostas. Às vezes não vamos conseguir fazer tudo, mas vamos acolher dentro do possível as propostas encaminhadas”.
Após as falas, houve a palestra magna ministrada por Fernando Magno, historiador, pós-graduando em Gestão Pública e especialista em formação e capacitação de Conselhos de Direitos e Conselhos Tutelares, que abordou os desafios pós-pandemia no que se refere aos direitos das crianças e adolescentes (educação, saúde, moradia, alimentação, cultura, esporte e lazer, entre outros).
A atividade teve sequência com a realização de grupos divididos por eixos temáticos para a elaboração de propostas a serem encaminhadas para a etapa estadual e nacional do evento.
Representantes do município também foram escolhidos para as próximas etapas do evento.
Além dos já citados, prestigiaram o evento representantes da Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros / Defesa Civil, Conselho Tutelar e demais servidores públicos municipais.
Sergipe Crianças aprovam atividades desenvolvidas pela Estação Acolher durante os festejos juninos
Sergipe Previsão indica semana com predomínio de chuvas fracas em Sergipe
Sergipe Véspera de São João terá Luanzinho Moraes e Painel de Controle no Arraiá do Povo
Sergipe Seasic garante inclusão e participação do público surdo com Intérpretes de Libras no Arraiá do Povo
Sergipe PAA Estadual distribui mais de 14 toneladas de alimentos para famílias de Santana do São Francisco
Sergipe Governo do Estado garante acessibilidade e inclusão nos festejos juninos com espaços e ações inclusivas Mín. 25° Máx. 26°