Saturday, 27 de June de 2026
25°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Educação Amazonas

Em Santo Antônio do Içá, profissionais da educação participam de atividades que promovem saúde mental

16/11/2022 às 19h05
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas

Participam do projeto as Escolas Estaduais Santo Antônio, Deuzalina Pinto Ribeiro, Eduardo Ribeiro e Rosa Garcia

Com atenção à saúde mental dos servidores da educação, a Coordenadoria Regional de Educação do município de Santo Antônio do Iça (a 880 quilômetros de Manaus) deu início ao projeto “Educação e Saúde: promovendo saúde mental ao servidor”, que une esporte, lazer a atividades para o fortalecimento da saúde mental dos servidores.

O projeto teve início após o cenário da pandemia, onde muitos servidores foram afetados, ligado à convivência de uma rotina de trabalho estressante que, por vezes, consome maior parte do tempo e não havendo espaço para cuidar de sua saúde mental, surgiu a iniciativa de criar ações como essa.

A coordenadora, Aliziane da Mata Leão, diz que a ideia tem dado certo e que as atividades estão sendo realizadas aos sábados conforme cronograma. “A coordenadoria pensou em oportunizar e sistematizar atividades coletivas envolvendo esporte, orientação, reflexão e partilha, na perspectiva de estreitar laços afetivos entre os servidores, de modo a fomentar as competências socioemocionais, além de serviços de saúde”, enfatiza.

Continua após a publicidade

Aliziane diz que o projeto só é possível graças às parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Coordenadoria Municipal de Esporte e aos Professores de Educação Física. Até o momento participam do projeto as Escolas Estaduais Santo Antônio, Deuzalina Pinto Ribeiro, Eduardo Ribeiro e Rosa Garcia

Dinâmica de Jogos

Continua após a publicidade

Dentro da dinâmica, os servidores partilham das atividades que agregam a perspectiva competitiva entre as escolas, como forma de incentivar todos a participarem. Entre as atividades esportivas competitivas desenvolvidas estão, vôlei, futsal, atletismo, ciclismo, natação, polo aquático. Ao final do projeto, haverá a premiação da melhor escola e seus servidores.

Para os que preferem atividades mais relaxantes, longe de competitividade, a coordenadoria pensou nas atividades não competitivas, sendo, alongamento, aquecimento, aeróbica, exercícios vocais, hidroginástica, testes rápidos, vacinação e triagem.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários