
Os reitores das universidades públicas e de institutos de ensino superior do Estado elogiaram a ação do governador Reinaldo Azambuja e do governador eleito, Eduardo Riedel, em garantir emendas federais para as instituições no orçamento de 2023 da União, que será votado no Congresso Nacional.
Eles firmaram este compromisso junto com a bancada federal, em reunião que ocorreu na última quarta-feira (09), em Brasília. “Estou muito feliz como reitor, pesquisador e educador da maior universidade do Estado do Mato Grosso do Sul, por esta decisão da bancada federal, que conta com o apoio do atual governador e do governador eleito. Isto mostra que o investimento em educação é prioridade no Estado”, disse o reitor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Marcelo Turini.
Turini destacou que apoio as universidades sempre é um investimento e não custo ao poder público. “São as universidades e instituições de ensino e pesquisa que dão suporte para o desenvolvimento da ciência, inovação e formação de profissionais. Muito feliz que haverá esta continuidade de recursos por meio das emendas da bancada federal”.
Para o reitor da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Laércio Alves de Carvalho, esta ação mostra a preocupação das autoridades e parlamentares com a educação de ensino superior. “Nós ficamos muito contentes e agradecidos com esta iniciativa da bancada e do governador eleito (Eduardo Riedel), no sentido de priorizar a educação na definição das emendas. A UEMS será contemplada com estes recursos, que vão ajudar na aquisição de equipamentos e construção de novas estruturas para melhorar o bem-estar dos alunos e servidores”.
Dentro deste pacote também estão previstos recursos para IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul). “Ao destinar essa emenda de R$ 8 milhões ao IFMS, a bancada federal demonstra a sensibilidade e compromisso com a educação profissional e tecnológica ofertada por nossa instituição. Esse valor será de suma importância para a consolidação dos serviços prestados pelo Instituto em dez municípios e em seus 29 polos de educação a distância espalhados pelo Estado”, destacou a reitora Elaine Cassiano.
Cassiano adiantou que serão feitos os investimentos necessários para ampliar a oferta de cursos técnicos, qualificação profissional, graduação e pós-graduação. “Assim daremos continuidade à nossa missão, que é a de promover a educação de excelência por meio do ensino, pesquisa e extensão”, completou a reitora. Nesta lista também se inclui a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).
Emendas
Além de recursos para as universidades, institutos de ensino superior e centros de pesquisa, também foram discutidas emendas ao OGU (Orçamento Geral da União) de 2023 para obras de infraestrutura, segurança pública, agricultura familiar, saúde e habitação.
Na área de infraestrutura vai contemplar as obras na rodovia MS-165, conhecida como Sul-Fronteira, dando continuidade ao investimento em Paranhos, com contrapartida de R$ 50 milhões do Governo do Estado; o Anel Viário de Três Lagoas; a BR-419 (de responsabilidade do DNIT) e o receptivo do Aeroporto de Dourados. Ao todo são R$ 284 milhões de emendas coletivas para Mato Grosso do Sul.
Leonardo Rocha, Subcom
Foto Capa: Chico Ribeiro (Campus da UEMS na Capital)
Educação Estado entrega reforma e quadra coberta aguardada há anos em escola de Pinhais
Educação Enem 2026: candidatos podem conferir resultado de atendimento especial
Piauí Rafael Fonteles entrega kit com mobília para nova creche em Domingos Mourão; município é uma referência em educação e no acesso ao Saúde Digital
Educação Piraí do Sul recebe Operação Rondon com ações gratuitas de saúde, cidadania e inclusão social
Ceará Enem 2025: das 100 escolas estaduais com melhores resultados em redação, 24 são do Ceará
Ensino Superior Revista internacional publica estudo desenvolvido na UEL sobre efeitos da musculação na saúde de idosas Mín. 25° Máx. 26°