
A Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Assistência Social em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realiza no dia 17 de novembro, quinta-feira, a 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento tem início às 8 horas (horário de Brasília), na Câmara Municipal de Vereadores.
Com o tema “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”, a Conferência Municipal é uma etapa da Conferência Nacional convocada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente (Conanda), por meio da Resolução 227/2022.
O objetivo é ampliar os debates e mobilização social nas três esferas de governo para avaliar os reflexos da pandemia na vida das crianças, adolescentes e suas famílias, construindo propostas de ação e políticas públicas que garantam os seus direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia a partir de eixos temáticos.
“Queremos fazer uma conferência lúdica, participativa, que de fato, possa ouvir os nossos adolescentes, entender como eles enxergam a nossa cidade, as expectativas de futuro, o que o município deve fazer para garantir os seus direitos e de nossas crianças. Buscaremos fazer da conferência um espaço legítimo de participação do público-alvo”, comentou a secretária municipal de Assistência Social, Suely Otsubo.
Participarão do evento, crianças e adolescentes de escolas locais, diretorias das escolas, entidades, grêmios estudantis, Conselho de Direitos e Conselho Tutelar, atendidos de projetos sociais e técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social.
A palestra magna, na ocasião, será ministrada por Fernando Magno, historiador, pós-graduando em Gestão Pública e especialista em formação e capacitação de Conselhos de Direitos e Conselhos Tutelares.
Para a presidente do CMDCA, Daiely Gonçalves Feitosa, “a Conferência será um espaço de diálogo, reflexões e proposituras para elaboração de políticas públicas que garantam os direitos da criança e do adolescente, especialmente no que diz respeito à educação, saúde, moradia, alimentação, cultura, esporte e lazer”.
Além da Conferência Municipal serão realizadas Pré-Conferências com a participação de estudantes. O objetivo é criar espaços de debates, promover a integração e tirar propostas para serem encaminhadas à Conferência principal. Em Bataguassu, a pré-conferência será realizada no dia 16 de novembro, quarta-feira, no Clube da Melhor Idade, nos períodos da manhã e tarde.
Sergipe Crianças aprovam atividades desenvolvidas pela Estação Acolher durante os festejos juninos
Sergipe Previsão indica semana com predomínio de chuvas fracas em Sergipe
Sergipe Véspera de São João terá Luanzinho Moraes e Painel de Controle no Arraiá do Povo
Sergipe Seasic garante inclusão e participação do público surdo com Intérpretes de Libras no Arraiá do Povo
Sergipe PAA Estadual distribui mais de 14 toneladas de alimentos para famílias de Santana do São Francisco
Sergipe Governo do Estado garante acessibilidade e inclusão nos festejos juninos com espaços e ações inclusivas Mín. 25° Máx. 26°