
O Consulado-Geral da China em SP doou 1.200 livros para a Secretaria da Educação do Estado (Seduc), via Fundo Social de São Paulo, na manhã desta segunda-feira (7). A doação dos livros é fruto de um protocolo de intenções assinado em 2021 entre o Consulado, a Seduc e a Secretaria de Relações Internacionais. São seis títulos, em português, de obras infanto-juvenis de autores chineses ilustrados em giz e aquarela, que contam histórias tradicionais chinesas.
“A China é o principal parceiro comercial do Brasil e do Estado de São Paulo. Promover a integração cultural dos nossos alunos com iniciativas como essa, fortalece nossos laços de amizade e oportunidades de aprendizado e negócios futuros”, ressaltou o subsecretário de Relações Internacionais do Governo do Estado de São Paulo, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes.
O termo de doação dos títulos foi assinado pela Cônsul-Geral da República Popular da China, Chen Peijie, e pela Primeira-Dama e Presidente do Fundo Social de São Paulo, Luciana Garcia. “O intercâmbio entre as duas culturas constrói uma ponte para aproximação entre os dois povos e cria uma força motriz para o nosso progresso comum”, afirmou a Cônsul-Geral da República Popular da China.
Durante seu discurso no evento, Luciana Garcia falou sobre a importância da educação e da leitura para os jovens. “Um agradecimento muito especial ao Consulado Chinês, que está investindo na educação e na disseminação da cultura dos estudantes de São Paulo”, afirmou a Primeira-Dama e Presidente do Fundo Social de São Paulo.
Após a assinatura do termo de doação, foi realizada a premiação do concurso de desenho “A China na Minha Vida”, que teve um total de 382 inscritos. Foram selecionados 54 desenhos que receberam prêmios durante o evento.
“A educação na China é exemplar, as crianças aprendem muito e nós temos muito o que trocar com a China também nessas áreas. Por isso, houve essa aproximação entre o Governo de São Paulo e o Governo Chinês”, destacou o Secretário de Estado da Educação, Professor Hubert Alquéres.
Protocolo de intenções
A Secretaria de Relações Internacionais foi a responsável por intermediar a assinatura do protocolo de intenções entre o Governo de São Paulo e o Governo Chinês, em 2021. O objetivo foi estabelecer uma estrutura de cooperação e facilitar a assistência técnica com foco no fortalecimento de iniciativas de cooperação nas áreas de educação, intercâmbio e ensino da língua mandarim.
Após a assinatura do protocolo foi criado um Grupo de Trabalho, composto por integrantes do consulado e das secretarias de Relações Internacionais e Educação. O grupo realiza o acompanhamento de ações e desenvolvimento de projetos conjuntos entre o Estado de São Paulo e a República Popular da China, como foi o caso da doação de livros e do concurso de desenho.
Com o objetivo de promover a capacitação técnica e a difusão cultural entre os dois países, o protocolo também prevê o intercâmbio de alunos e profissionais entre a República Popular da China e o Governo do Estado de São Paulo.
Educação Estado entrega reforma e quadra coberta aguardada há anos em escola de Pinhais
Educação Enem 2026: candidatos podem conferir resultado de atendimento especial
Piauí Rafael Fonteles entrega kit com mobília para nova creche em Domingos Mourão; município é uma referência em educação e no acesso ao Saúde Digital
Educação Piraí do Sul recebe Operação Rondon com ações gratuitas de saúde, cidadania e inclusão social
Ceará Enem 2025: das 100 escolas estaduais com melhores resultados em redação, 24 são do Ceará
Ensino Superior Revista internacional publica estudo desenvolvido na UEL sobre efeitos da musculação na saúde de idosas Mín. 25° Máx. 26°