Saturday, 27 de June de 2026
25°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Educação Bahia

Professores da rede municipal participam do curso de capacitação para ensino do cooperativismo

Capacitação CooperativismoProfessores das Escolas Municipais Maria Leal (CEI Capinal), Professora Marlene Flores (Lagoa das Flores) e Iza Medeiros ...

08/11/2022 às 19h55
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Capacitação Cooperativismo
Capacitação Cooperativismo

Professores das Escolas Municipais Maria Leal (CEI Capinal), Professora Marlene Flores (Lagoa das Flores) e Iza Medeiros (Kadija) participaram do curso de formação e capacitação, entre os dias 07 e 08, no auditório da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), para a implantação da educação cooperativista em suas unidades de ensino. O projeto é uma parceria da Coopmac com o Serviço Nacional de Aprendizagem ao Cooperativismo (Sescoop) e com a Secretaria Municipal de Educação (Smed).

Responsável pelo treinamento do programa Cooperjovem, a professora Geórgia Araújo Freire disse que o sétimo princípio do cooperativismo é o interesse pela comunidade. “Nós temos esse programa na área de educação cooperativa e cooperativismo, porque também há os conceitos da educação dentro da cooperativa, que trabalha valores. O programa tem uma pegada bem jovem, porque a aprendizagem é baseada em projetos e gamificação”.

Ela explicou que não se trata de jogos virtuais, “mas, sim, na parte prática, em que a narrativa é diferente. A forma como o professor fala, desafia o aluno a passar de uma fase para outra, sempre com desafios cooperativos. Para você passar de uma fase para outra, é necessário que toda a equipe passe junto. Então, é educação pensada, centrada no aluno e voltada para valores”.

Geórgia disse que todo o material está alicerçado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Sobre o treinamento, ela explicou que são 16 horas com formação de grupo cooperativos e atividades baseadas no material. “O professor recebe o guia do educador e os alunos também receberão o material que vão levar para o resto da vida. Aqui na formação eles trabalham os jogos cooperativos, trabalham em grupos cooperativos, e fortalece, na verdade, um valor intrínseco do ser humano que é conviver com o outro”. Ela parabenizou a vontade e a alegria demonstrada pelos docentes.

Continua após a publicidade

Para a professora de Ciências do 7º, 8º e 9º ano, na Escola Maria Leal, Edivanda Souza Viana, a parceria é bem-vinda, principalmente no sentido de trabalhar a coletividade. “Nesse sentido já é um projeto bem bacana e estamos com boas expectativas”. Pelo que ela verificou na capacitação, acredita que a parte da gamificação vai despertar uma maior curiosidade entre os alunos. “Bem interessante conhecer, é a parte mais estimulante, e assim tornar uma linguagem um pouco mais lúdica que foi o que vimos”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários