Tenho tanta admiração pelos enormes talentos que já faleceram que, ainda vivo, fico a perguntar — me sobre os meandros do crânio. O que é dentro e o que é fora dele (crânio).
Ariano Suassuna, nas aulas espetáculos, dizia gostar de doido, mentiroso e do palhaço. Quando nos encontramos em Caruaru — ia para Bezerros à casa de J. Borges-e eu ia para o Alto do Moura na casa-Museu de barro de Vitalino. Vitalino já estava morto e fui recebido pelo filho que me disse ter 73 anos.
Mostrou-me entusiasmado uma fotografia dele com a Presidente Dilma que tinha convênio para manter a casinha do notável Vitalino. Dizendo que me encontrei com Ariano Suassuna de logo o filho de Vitalino (CUJO nome consta das minhas anotações em papel) mostrou-me um quadro de retratos e apontou: aqui estou com o Professor Espetáculo.
Uma fotografia dos dois. Onde está o doido, o mentiroso e o palhaço nessas andanças em Caruaru, Pernambuco? Em lugar nenhum. Todos no trabalho duro, principalmente na notável e adorável feira livre de Caruaru.
O Alto do Moura é simples, estavam calçando a rua de paralelepípedo no sol de 40 graus. O FILHO de Vitalino me deu água natural quente(!) — não tinha geladeira-no caneco de alumínio ou zinco que foi de seu pai: VITALINO. “ Lavei com água do pote. Ariano já tomou água e a Presidente Dilma também.
Lá atrás o Dr. Miguel Arraes tomou água dada por meio pai” (Vitalino). A caneca toda batida estava limpa. Eu não beberia ofertada a água por Bolsonaro. Por hipótese alguma. Ele não sabe para que faz muito menos quem foi o grande Vitalino, “A BANDA DE PÍFANO”.
Eu se bebesse da água do Bolsonaro seria doido. Vivesse, Dr. Bacamarte me internaria na “Casa Verde”, local de loucos: “sou capitão das galaxias”; vi um dragão subindo a parede; vi Hitler… no caso sanitário com a cabeça dentro; outro, dizia, eu vi a motociata de formigas indo para o inferno pela direita; outro, falou que Malaquias estava crucificado… doido é curioso. Muito.
Outro, em um circo sem lona, circo de pobre no interior, era um espetacular palhaço… culto. Mais o mentiroso era curiossimo. Ele mentia e ria das mentiras dele mesmo. Que dizer: em 4 minutos Bolsonaro foi doido, “diferente”, “palhaço” “diferente”, “mentiroso” dele mesmo. DISSE que será pela direita “Política”.
O líder dos que votaram nele, que os caminhoneiros (só falou no direito de ir e vir) estão indo e vindo, que Deus, Pátria e Família ele será o líder. Não foi “doido” de dar os parabéns ao vencedor: LULA.
Aí parece palhaço ou grande mentiroso que o Dr. Bacamarte gostaria de estudar seu crânio, psiquiatricamente falando no hospício da Cada Verde: ia encontrar era doido, mentiroso e palhaço para o “ALIENISTA” ESTUDAR.