
Cerca de 300 gestores e secretários escolares da rede municipal de ensino estão participando do 1º Congresso Gestão de Pessoas da Educação, que teve início na noite dessa quarta-feira (19), no auditório do Cemae, com a presença da prefeita Sheila Lemos, que destacou a importância da capacitação dos profissionais . O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). Até sexta-feira (21), os profissionais terão acesso a palestras e atividades pautadas pelo tema “Perspectivas e possibilidades na comunicação em tempos de transição”.

Na mesa de abertura, a prefeita Sheila Lemos reforçou o compromisso da gestão com a valorização dos profissionais da educação. “Nossa principal missão é prestar serviços de qualidade para os cidadãos de Vitória da Conquista. Aqui, somos pessoas trabalhando para pessoas, servindo pessoas. Para que a gente sirva a esses munícipes com qualidade, a gente precisa se capacitar cada vez mais, especialmente em uma área tão importante como a educação. Essa é nossa proposta, permitir que vocês estejam sempre aprendendo ainda mais, para continuar mantendo e elevando a excelência da educação municipal”, afirmou.
O secretário municipal de Educação, Edgard Larry, disse que a escolha do tema do evento é fruto do olhar especial da Smed para as dificuldades que a comunidade escolar tem enfrentado no período pós-pandemia. “Temas importantes e atuais, que dizem respeito às melhores práticas da gestão escolar. Isso é fundamental, porque a gestão escolar tem que ser pautada numa qualidade que venha a proporcionar uma integração total dos nossos alunos na escola e a possibilidade do desenvolvimento cognitivo através de uma gestão bem adequada e bem direcionada para isso”, disse.
Miquéias Lima Meira é gestor da Escola Municipal Marlene Flores e destacou a importância da capacitação para as categorias, que lidam com a gestão escolar e fazem contato direto com os familiares dos alunos. “A gente só tem que agradecer à Secretaria Municipal de Educação por essa oportunidade, por estar sempre investindo em formação, tanto em relação aos professores, como a gente vem acompanhando nos últimos anos, que foi um governo que realmente investiu na formação e que pensa nos professores, mas também pensa nessa categoria de gestores e secretários, que estão na ponta da liderança”, avaliou.
A abertura do congresso também foi marcada pela palestra “Motivação, o maior combustível para o educador”, ministrada pelo professor Victoriano Garrido, que também é terapeuta, com formação em comportamento humano pela Universidade Estadual de Nova York (EUA) e especializado em Neuropsicologia.
Para ele, educador não é apenas o professor, mas todos os agentes da comunidade escolar, que também colaboram com o ensino. Durante a palestra, ele falou sobre a motivação na área educacional: “Se colocar no lugar do aluno e entender que a motivação é uma coisa de dentro pra fora, diferente até de um estímulo, que é de fora pra dentro. Então, minha missão é mostrar pra eles que quando a gente se conecta a uma causa, a um significado, com o serviço, com a missão, o nosso compromisso fica muito mais forte.”
Também participaram da mesa de abertura do evento, a subsecretária de Educação, Selma Oliveira, e o coordenador do Núcleo de Pessoas, Alisson Roberto Sá.
Educação Estado entrega reforma e quadra coberta aguardada há anos em escola de Pinhais
Educação Enem 2026: candidatos podem conferir resultado de atendimento especial
Piauí Rafael Fonteles entrega kit com mobília para nova creche em Domingos Mourão; município é uma referência em educação e no acesso ao Saúde Digital
Educação Piraí do Sul recebe Operação Rondon com ações gratuitas de saúde, cidadania e inclusão social
Ceará Enem 2025: das 100 escolas estaduais com melhores resultados em redação, 24 são do Ceará
Ensino Superior Revista internacional publica estudo desenvolvido na UEL sobre efeitos da musculação na saúde de idosas Mín. 25° Máx. 26°