
O governador Eduardo Leite visitou, ao lado da secretária da Educação, Raquel Teixeira, nesta sexta-feira (25/2), a Escola Estadual de Ensino Médio Professor Sarmento Leite, no bairro Cristo Redentor, em Porto Alegre. Os 340 alunos da instituição foram beneficiados com o investimento de novos mobiliários, compostos por conjuntos de mesa e cadeira modelo padrão e infantil.
“Depois destes dois anos difíceis de pandemia, estamos voltando para as aulas presenciais, é importante que vocês se empenhem e ajudem os professores para acompanhar o ritmo e recuperar o conteúdo o mais rápido possível, recuperar esse tempo. Contamos com vocês também para cuidar das novas mesas e cadeiras, que são utilizadas por alunos de outros turnos e também serão aproveitadas pelas próximas turmas”, disse Leite aos estudantes.
Com um investimento de R$ 10,7 milhões, o governo do Estado entrega, em 2022, novos mobiliários para 190 escolas estaduais. São 15 mil conjuntos de mesa e cadeira para alunos, 1,2 mil conjuntos de mesa e cadeira para alunos modelo infantil, 600 conjuntos de mesa e cadeira para professores e mais 100 mesas ajustáveis para portadores de necessidades especiais. Os recursos são provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A iniciativa visa atender a uma demanda das escolas que requisitaram a aquisição de novos móveis escolares.

“A escola que está nascendo hoje usa e vai usar cada vez mais a tecnologia. A neurociência já demonstrou que a aula expositiva é de uma aprendizagem muito baixa. Por isso, nós falamos nas metodologias ativas. É a mente do aluno trabalhando. O estudante aprende mais quando está pensando. Então, com o uso destes 90 mil chromebooks que estão sendo entregues, nós teremos aulas diversificadas e recursos pedagógicos muito valiosos. Esta é a grande mudança que estamos construindo neste retorno: a competência cognitiva articulada com a competência socioemocional e a combinação do conhecimento teórico com a prática”, disse a secretária Raquel.
Em relação a entrega dos novos mobiliários, a Seduc também atendeu, no fim de 2021, a demanda das escolas indígenas da rede estadual de ensino. Com investimento de R$ 400 mil, foram adquiridos 81 conjuntos de mesa e cadeira para alunos modelo infantil, mais 500 conjuntos de mesa e cadeira e 44 conjuntos de mesa e cadeira para professores. Ao todo, foram beneficiadas 21 escolas com recursos do Fundeb.
Texto: Diego da Costa/Ascom Seduc e Lizi Cordeiro
Edição: Marcelo Flach/Secom
Piauí Gestão que Transforma: Governo do Piauí premia as 10 escolas estaduais com melhores resultados no Enem 2025 nesta segunda (29)
Piauí Rafael Fonteles visita obras da Uespi em Floriano e destaca investimento superior a R$ 100 milhões para os 16 campi da instituição
Educação Curso para Voluntários da Defesa Civil inicia com participação de 100 pessoas na Udesc Alto Vale
Educação Governo de Santa Catarina anuncia quase R$ 33 milhões em investimentos para a educação na região de Maravilha
Educação Estado entrega reforma e quadra coberta aguardada há anos em escola de Pinhais
Educação Enem 2026: candidatos podem conferir resultado de atendimento especial
Piauí Rafael Fonteles entrega kit com mobília para nova creche em Domingos Mourão; município é uma referência em educação e no acesso ao Saúde Digital
Educação Piraí do Sul recebe Operação Rondon com ações gratuitas de saúde, cidadania e inclusão social
Ceará Enem 2025: das 100 escolas estaduais com melhores resultados em redação, 24 são do Ceará Mín. 24° Máx. 26°