A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) iniciou, nesta quarta-feira (5), o ciclo de webinários para discutir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), transmitido pelo Youtube. Essa é a primeira participação Núcleo ODS Semma no Circuito Baiano, idealizado pela ONU Habitat Brasil, que neste ano traz a temática “Localizando os ODS: Não deixar nada e ninguém para trás”.
No primeiro webinário com o tema “Conquistando os ODS: conhecer e re-conhecer a Agenda 2030 no dia a dia”, o coordenador de Projetos do PNUD/ONU em Salvador, Leonel Leal, apresentou as políticas públicas alinhadas à Agenda 2030, por meio das estratégias de territorialização. “O grande propósito é construir de forma coletiva uma agenda 2030 que seja capaz de permitir esse convívio de forma harmoniosa entre as pessoas e meio ambiente, até porque não tem como falar em desenvolvimento se isso não for sustentável. A gente tem que ter uma interação muito simbiótica entre essas dimensões social, ambiental e econômica”, afirmou Leonel.
Representando a prefeita Sheila Lemos, a secretária municipal de meio ambiente, Ana Cláudia Passos, destacou que esse trabalho tem sido construído todos os dias. “Estamos avançando bem, Conquista é a terceira maior cidade da Bahia e a nossa gestão é muito preocupada com as questões sociais. Temos tido muito engajamento nas nossas atividades do ODS e conseguido alcançar um número maior de pessoas a cada dia, levando esse conhecimento à comunidade”, disse.
A prefeita da cidade de Francisco de Morato (SP), Renata Sene, também apresentou a experiência e os avanços adquiridos na sua gestão que é pautada nos ODS. Já Gustavo Cezário, Relações Instituicionais do Sebrae Nacional, trouxe a discussão sobre riscos e oportunidades daESG(Ambiental, Social e Governança) e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A programação dos webinários continua nesta quinta-feira (6), a partir das 9h, no canal da ONU Habitat no Youtube , com o tema “Conquistando os ODS: planejamento integrado para implementação dos ODS”. Já na sexta (7), às 15h, será o momento de discutir “Praticando oCheck-Actna efetividade da implantação da Agenda 2030”. Quem tiver interesse no assunto é convidado a participar.
Agenda 2030 da ONU –constitui um plano global que os países assumiram para que daqui a oito anos todos os povos e nações atinjam um mundo melhor para se viver. Para tanto, essa agenda é composta de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que abrangem diferentes áreas, como erradicação da pobreza, igualdade de gênero, educação de qualidade, entre outros.
Em agosto de 2021, a prefeitura criou o Núcleo ODS Semma com o objetivo de viabilizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. “Dentre as nossas linhas de trabalho estamos envidando esforços para mobilizar, sensibilizar e articular atores chaves de organizações públicas, privadas e sociedade civil no engajamento e na implementação dos ODS”, explicou Ludmila Araújo, coordenadora do Núcleo ODS.
Confira:
Programação
Mini bio dos painelistas
Mín. 23° Máx. 26°