
Estudantes de Tamboril já contam com duas unidades de ensino novas, voltadas a faixas etárias diferentes. O governador Camilo Santana e a vice-governadora Izolda Cela, acompanhados da secretária da Educação, Eliana Estrela, e outras autoridades, inauguraram, nesta quinta-feira (24), a nova sede da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Jáder de Figueiredo Correia, localizada no distrito de Sucesso, e o Centro de Educação Infantil (CEI) Professora Laura Sales Teixeira, no bairro Monte Castelo.

“Esta escola em tempo integral no distrito de Sucesso não deixa a desejar nenhuma escola particular deste país. Temos o que há de melhor aqui, toda equipada com laboratório, computadores, com internet, com quadra poliesportiva, com biblioteca, salas climatizadas. O Ceará foi o primeiro estado do país a entregar um tablet permanente para todos os alunos que entram no Ensino Médio, e com chip de conectividade, que nós entregamos durante a pandemia para que não parassem as aulas. Fizemos mais e transformamos isso numa política pública permanente para os alunos da escola pública estadual. Quero deixar registrado minha gratidão a todos que fazem a Educação do Ceará. Tinha como meta implantar as escolas em tempo integral no Estado e já chegamos a 60%. E assim o aluno passa o dia na escola, faz as disciplinas pela manhã, faz as três refeições, faz um curso complementar à tarde, definido pela comunidade escolar. Pode ser um curso de música, de teatro, de futebol, de informática, enfim, agrega conhecimento e pavimenta o futuro”, ressaltou Camilo Santana.

O investimento na EEMTI foi de R$ 6,1 milhões, com recursos oriundos dos Governos Estadual e Federal. O CEI contou com aporte que totaliza R$ 1,5 milhão, do Governo Estadual, por meio de empréstimo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Tesouro Estadual, além de contrapartida municipal. Nestes dois espaços, os investimentos foram destinados à construção, mobiliário e equipamentos. As obras foram supervisionadas pela Superintendência de Obras Públicas (SOP).

“O foco do nosso governo é sempre batalhar por uma educação de qualidade, pois este é o caminho de um futuro melhor, seja com as crianças acolhidas no CEI ou os jovens na escola de tempo integral. Precisamos sempre cuidar deles, e estamos investindo nisso com esses dois equipamentos, para enfim construir uma sociedade melhor. Seja nas cidades ou nos distritos mais distantes, temos de dar oportunidades iguais aos cearenses. Aprendizagem é fundamental em todos os sentidos, e uma boa formação vai gerar felicidade e esperança para as famílias. Meu agradecimento pela dedicação de todos aqui, e desejar boa sorte e trabalho aos diretores, professores, coordenadores, secretários, servidores e todo aqueles que fazem a educação do Ceará”, declarou Izolda Cela.

Constituída de pavimento térreo, a EEMTI tem oito salas de aula, biblioteca, laboratórios de Informática, Física, Química, Biologia e de Matemática. Há ainda quadra poliesportiva, salas para grêmio estudantil, vídeo, professores, coordenação e diretoria, além de anfiteatro. A unidade de ensino é uma das 60 EEMTIs que passou a ter jornada ampliada em 2022, de um total de 68 escolas com jornada ampliada neste ano letivo – as outras oito são do tipo Educação Profissional.
Atualmente, 60% da rede estadual apta está funcionando em tempo integral. Desse total, 261 são Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, distribuídas em 130 municípios. Considerando também a Educação Profissional, são 392 escolas que ofertam a jornada prolongada, de sete a nove horas, garantindo até três refeições diárias, beneficiando mais de 130 mil estudantes cearenses.
A titular de Seduc apontou a importância de se investir e acreditar na educação. “Escola de tempo integral é criar oportunidades pra juventude, o CEI é um acolhimento para as crianças e suas famílias. Sempre que inauguramos equipamentos da educação a gente percebe que o olho do governador brilha. E aqui fica um recado para a juventude de Tamburil, viva o dia a dia da escola com interação, com respeito, com projeto de vida. A escola em tempo integral tem esse diferencial de ter esse olhar sensível para com os alunos, por isso espero que vocês zelem e cuidem bem deste equipamento. Aprendam com seus professores, interajam com seus colegas, sejam solidários, amem, amem a si, amem ao outro. Só assim podemos construir um mundo melhor”, pontuou Eliana Estrela.
A nova sede da Escola Jáder de Figueiredo Correia tem estrutura para receber até 360 alunos no tempo integral. O diretor da unidade é o professor Marcos Willian Carvalho Sousa.

Para os alunos da 3ª série Maria Jade Ferreira e Douglas Nunes, o futuro já começou ao estudar na nova escola. “Estou muito feliz porque é uma escola enorme, grande, linda e cheia de ferramentas, com laboratórios que a outra onde eu estudava não tinha. Agora podemos aprender mais e de uma forma mais ampla, e nosso futuro só depende da gente, dos nossos estudos. Eu quero muito poder fazer Enfermagem, sempre foi meu sonho e eu espero conseguir a partir dos meus estudos nessa escola, porque aqui que a gente dá o primeiro passo pra conseguir algo na frente”, disse Jade. Com Douglas não é diferente, e o momento é também de agradecer ao Governo do Ceará. “Fazer um curso superior de Pedagogia ou Letras é o meu desejo. Quero me ver daqui a alguns anos em sala de aula para poder contribuir com a educação. Para alcançar esse sonho tenho uma nova escola, com nova estrutura e todo o apoio educacional para isso. Por isso eu vejo esta escola de tempo integral como uma grande conquista minha e de todos os alunos”, agradeceu.

A oferta do ensino integral começa a partir da 1ª série do Ensino Médio e a expansão ocorre gradualmente para as próximas séries. As escolas desenvolvem uma jornada de sete a nove horas, garantindo até três refeições diárias.
O tempo integral faz parte do Programa Ceará Educa Mais, constituído de 25 ações destinadas à contínua melhoria da qualidade da educação cearense.

Com capacidade para atender até 208 crianças de 0 a 5 anos, o Centro de Educação Infantil (CEI) Professora Laura Sales Teixeira dispõe de quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground.

Diretora do CEI, a professora Leni Ribeiro é toda gratidão com o equipamento. “Fico muito feliz, pois o Governo do Ceará prioriza a primeira infância, isso é um ato nobre e que merece ser reconhecido por toda a população de Tamboril. Sabemos da importância de ter um CEI aqui, e as crianças irão ser muito bem assistidas nesse espaço. Estamos cientes da nossa responsabilidade, nós vamos atender até 208 crianças de 0 a 5 anos em dois turnos, manhã e tarde. E assim conseguimos atender as mãezinhas que precisam trabalhar, que precisam deixar os seus filhos aqui para poder sustentar a sua própria casa. Isso vai muito além de simplesmente cuidar, é um ato educacional que vai mudar a vida não só das crianças, como das famílias também”, explicou.
A melhoria da educação para esse público é um dos compromissos assumidos pela atual gestão. Com o CEI de Tamboril, já são 75 Centros entregues à população. Além destes, mais 80 novos Centros de Educação Infantil serão construídos em 75 municípios, sendo seis na Capital e o restante em cidades do Interior. O investimento é de R$ 172 milhões.

As unidades fazem parte das ações do Regime de Colaboração entre Estado e municípios cearenses. Após a entrega, os CEIs são cedidos às gestões municipais. O processo atual de expansão garantirá a universalização de Centros de Educação Infantil em todos os 184 municípios cearenses.
“É uma grande honra ter aqui o governador Camilo Santana para receber esses dois grandes equipamentos a favor da educação em Tamboril. Quero registrar que tudo que no Estado do Ceará tem de educação, tem a contribuição da vice-governadora Izolda Cela, aqui presente e que merece muito o nosso reconhecimento. Fico feliz e agradecido em ver que o Estado prioriza a educação, temos na nossa mão o futuro dos nossos jovens na escola de tempo integral e no CEI um equipamento de primeiro mundo para acolher nossas crianças. Então é importante nesse momento a gente reconhecer, e aqui a minha palavra é só de gratidão, é de reconhecimento por tudo que vem fazendo esse governo pela população cearense”, agradeceu Marcelo Mota.
Estiveram presentes aos eventos em Tamboril o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, o deputado federal, Leônidas Cristino, e o deputado estadual Jeová Mota. Também compareceram vereadores, secretários municipais, prefeitos e ex prefeitos da região e lideranças sociais.
Piauí Gestão que Transforma: Governo do Piauí premia as 10 escolas estaduais com melhores resultados no Enem 2025 nesta segunda (29)
Piauí Rafael Fonteles visita obras da Uespi em Floriano e destaca investimento superior a R$ 100 milhões para os 16 campi da instituição
Educação Curso para Voluntários da Defesa Civil inicia com participação de 100 pessoas na Udesc Alto Vale
Educação Governo de Santa Catarina anuncia quase R$ 33 milhões em investimentos para a educação na região de Maravilha
Educação Estado entrega reforma e quadra coberta aguardada há anos em escola de Pinhais
Educação Enem 2026: candidatos podem conferir resultado de atendimento especial
Piauí Rafael Fonteles entrega kit com mobília para nova creche em Domingos Mourão; município é uma referência em educação e no acesso ao Saúde Digital
Educação Piraí do Sul recebe Operação Rondon com ações gratuitas de saúde, cidadania e inclusão social
Ceará Enem 2025: das 100 escolas estaduais com melhores resultados em redação, 24 são do Ceará Mín. 24° Máx. 26°