Segunda, 25 de Novembro de 2024
25°

Tempo nublado

Salvador, BA

Entretenimento Entretenimento

Conto brasileiro é selecionado para edição especial da Omenana Magazine

Escrito por brasileiro, "O caminho do futuro" foi a única obra latino-americana entre as 15 escolhidas para compor tiragem dedicada a histórias de ...

19/09/2022 às 09h50
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Nappy
Nappy

O conto nacional "O caminho do futuro", escrito por Ogam N’Thanda, foi o único brasileiro selecionado para a edição especial “Visões Positivas da Democracia” da Omenana Magazine, revista nigeriana de ficção científica cujo objetivo é dar visibilidade a autores africanos e da diáspora ocorrida no continente.

O conto também é o único latino-americano entre todos os 15 selecionados. Retrata a história de um jovem aprendiz de pescador que não se enxerga como parte do processo democrático de sua etnia, mas que ao se tornar o primeiro juiz das tradições – a pessoa responsável por manter viva a cultura e a memória de seu povo –, aprende sobre si mesmo e a ancestralidade que o cerca.

Nesta edição, criada com a colaboração do NDI (National Democratic Institute), a Omenana Magazine selecionou um grupo de 15 escritores e 15 artistas para compor as “Visões Positivas da Democracia”, que tem como foco histórias de ficção que mostrem o valor da democracia e de um sistema de governo feito pelo povo e para o povo. Vale lembrar que, nos últimos anos, muitas escritoras nigerianas de ficção e afrofuturismo têm se destacado no mercado internacional, como Nnedi Okorafor, vencedora do Prêmio Nebula e Chimamanda Ngozi Adichie, vencedora do Baileys Women's Prize for Fiction.

Para o escritor Ogam N’Thanda, a veiculação do conto “O caminho do futuro”, numa revista especializada e de grande relevância social, é uma oportunidade para levar o escrito para além do Brasil e para inspirar outras pessoas.

Continua após a publicidade

“O conto tem o objetivo de traçar um paralelo entre a importância da pessoa na sociedade em que vive, e faz isso através de uma jornada de ficção científica com naves, sociedades ancestrais e tecnologia aliada à tradição, mostrando que, democraticamente, a diversidade étnica irá resistir, não importa a época ou o local”, destaca. “Portanto, compor essa edição da Omanana Magazine é uma oportunidade de representar o Brasil mundialmente no cenário da ficção científica”.

A revista estará disponível em seu site. Para mais informações, basta acessar: www.linkedin.com/in/joserbvieira/

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários