A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, já entregou 1.151 certificados de cursos profissionalizantes do Senai, nas áreas de alimento e construção civil, a moradores de 12 residenciais: Acácias, Ipê, Jequitibá e Pau Brasil (Miro Cairo); Campo Verde, do Campo, Lagoa Azul I, II e III, Margarida e Parque das Flores (Campinhos); Das Rosas (Nova Cidade). A certificação se dá por meio do Projeto de Trabalho Social Pós-Ocupação (PTS).
A contratação dos cursos nas áreas de alimentos e construção civil é realizada pela prefeitura, com recursos do Governo Federal, não sendo cobrada qualquer taxa de inscrição e mensalidade aos participantes.
Em visita às unidades móveis do Senai, no bairro Miro Cairo, o secretário da Semdes, Michael Farias, destacou a importância do investimento nos cursos por parte da prefeitura. “Ainda na gestão de Herzem, fomos atrás desses recursos que iriam voltar para o Governo Federal e fizemos a contratação do Sesi e do Senai para a execução de diversas ações, a exemplo dos cursos profissionalizantes, que foram muito importantes para o acesso à renda dos cursistas”, explicou Michael.
Atualmente, estão sendo realizados cursos de fabricação de pizzas, confeitaria e panificação básicas nos Residenciais Acácia, Ipê, Jequitibá e Pau Brasil, situados no loteamento Miro Cairo, com aulas ministradas nos turnos matutino e vespertino, em turmas de 10 alunos com idade acima de 18 anos.
As aulas acontecem em duas Unidades Móveis do Senai, localizadas em frente à Escola Municipal Professora Lisete Pimentel Mármore, exclusivas para o Projeto de Trabalho Social Pós-Ocupação. “Importante informar que a Prefeitura e o Senai não cobram taxa de inscrição para a matrícula ou mensalidades, o curso é 100% gratuito. Qualquer dúvida acerca do projeto, procurar a Diretoria de Habitação de Interesse Social, localizada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social” esclareceu o diretor de Habitação Interesse Social, Cláudio Cardoso.
Nessa etapa que iniciou em fevereiro de 2021 e deve ser concluída em novembro de 2022, já foram entregues 1151 certificados em cursos nas áreas de alimento e construção civil. Para Eric Rodrigues Santos, de 21 anos, morador do Residencial Jequitibá, o curso de panificação é uma oportunidade para entrar no mercado de trabalho. “Estou aproveitando a oportunidade de poder fazer um curso perto de casa, estou gostando e quando concluir vou buscar um emprego nesta área”, ressaltou Eric.
Fabiana da Silva Portugal, de 37 anos, também moradora do Residencial Jequitibá, está fazendo o curso por dois motivos, para se profissionalizar e aprender a cozinhar. “Esse projeto é perfeito, estou gostando demais, está sendo um grande aprendizado”, comentou Fabiana.
Os dois instrutores do curso falaram da oportunidade de instruir os moradores dos residenciais. “É um curso incrível, tem gente que entra sem saber fazer um bolo e sai daqui confeitando. Fico muito orgulhoso, porque aqui eles saem sabendo como trabalhar na área”, comentou Lucas Half, instrutor de panificação.
Para a instrutora de panificação, Regiana Moura, a diversidade do público impressiona. “Nós temos aqui pessoas de todas as idades, jovens, adultos e idosos. Eu me sinto privilegiada de poder trabalhar com eles, é a minha primeira turma e pretendo continuar nessa área”, declarou Regiana.
Mín. 23° Máx. 26°