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Extravio de bagagens: o que fazer e o que não fazer nessa situação

Aumento de número de viagens acarreta maior número de malas perdidas em todo o mundo; problema é maior em voos internacionais

12/09/2022 às 16h05
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Agência Dino
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Foto: Reprodução
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Uma das situações mais indesejadas em viagens é o extravio de bagagem. Grande problema para quem está indo e chateação para quem está voltando, o sumiço de malas despachadas é um risco que pode virar pesadelo para qualquer pessoa que viaja de avião. Quando acontece, o viajante deve imediatamente tomar algumas atitudes para começar a resolver a situação. Para isso, é importante já saber, desde antes do acontecimento, o que pode ser feito em relação à companhia aérea, quando apelar à justiça e como requisitar o seguro de viagem. 

Com o aumento do número de viagens e maior trânsito de passageiros no pós-pandemia de Covid-19, aumentou também o número de bagagens que têm sumido. Vale ressaltar que, além da alta na procura pelos voos, muitos funcionários dos aeroportos foram demitidos durante os lockdowns - que aconteceram para conter a transmissão da doença. Então, hoje, existe uma dupla pressão sobre todo o sistema. 

Dados da Sita (Sociedade Internacional de Telecomunicações Aeronáuticas) apontam que o extravio de bagagem por companhias aéreas cresceu em 24% só em 2021 - ou seja, uma média de 4,31 malas extraviadas para cada mil passageiros. Segundo o Procon-SP, houve um aumento de 156,4% em reclamações de extravio de malas no primeiro semestre de 2022, na comparação com o segundo semestre de 2021. Ainda de acordo com a Sita, existem quase cinco vezes mais chance de perder a mala num voo internacional do que doméstico. Quanto ao que acontece à bagagem, 75% dos casos são malas que chegam atrasadas, 20% são malas danificadas e 5% são de bagagem perdida ou roubada.

O manuseio incorreto da bagagem pode fazer com que elas sejam danificadas, violadas, furtadas, atrasadas e extraviadas. Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a companhia aérea é responsável pela bagagem desde o momento em que ela é despachada no balcão de check-in até o seu recebimento pelo passageiro no aeroporto de destino final da viagem. Mas a situação mais propícia para o incidente está na conexão entre voos de diferentes companhias. Mais informações sobre os direitos dos passageiros brasileiros lendo podem ser encontradas na Resolução Nº 400, de 2016.

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Para lidar com essas situações, há algumas recomendações feitas por Diego Barón, CMO & Digital da Universal Assistance, empresa de seguro de viagens.

Precauções:

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  • Procure fazer voos com conexão pela mesma companhia. 
  • Tire fotos registrando a aparência externa da bagagem e a posição dos pertences na mala no aeroporto, antes do despacho.
  • Guarde em um lugar seguro e fácil de localizar o comprovante do envio das bagagens.
  • Dinheiro, jóias, documentos e eletrônicos devem ir na bagagem de mão.
  • Coloque um dispositivo de rastreamento (GPS) dentro da mala - se possível, em um local onde não seja facilmente retirado. 
  • Deixe claras todas as suas identificações: muitos problemas acontecem graças a danificações nas etiquetas de identificação.
  • Leia os regulamentos da companhia antes do embarque.
  • Não faça check-in em cima da hora.
  • Faça uma Declaração de Valor no caso de bagagem avaliada em até R$10 mil - mas esteja preparado para eventualmente pagar alguma taxa a respeito do valor.
  • Faça um seguro viagem que cubra a bagagem - com ele, o passageiro já sabe o valor que será recebido.

Resolvendo o problema:

  • Procure imediatamente o balcão de atendimento da companhia para comunicar o ocorrido. A reclamação por escrito deve ser feita em até sete dias.
  • Procure a unidade administrativa do aeroporto para registrar o problema e realizar o chamado “Registro de Irregularidade de Bagagem” (PIR). 
  • Caso a bagagem seja encontrada, a devolução pode demorar até 72 horas úteis para acontecer - fique atento ao endereço e contatos informados.
  • Guarde consigo as notas fiscais de objetos comprados na viagem.

Seguro de bagagem como alternativa

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O seguro de bagagem extraviada é uma cobertura que oferece indenização para o passageiro. Essa cobertura é oferecida, em geral, como parte dos serviços de um seguro viagem. 

“A segurança do passageiro deve vir sempre em primeiro lugar. É preciso poder viajar com tranquilidade e se sentir protegido quando está fora de casa”, afirma Barón.

O valor da indenização, assim como os itens cobertos, e o tempo de liberação da indenização, variam de acordo com a apólice contratada. Já existem planos de cobertura para quem viaja com muita frequência - assim, o seguro independe da data da viagem e cobre um período maior, como por exemplo, um ano.

As aéreas são responsáveis por ressarcir eventuais despesas emergenciais como a compra de roupas e outros itens de necessidade básica aos clientes que estejam longe de casa. A indenização por atraso e extravio varia de acordo com a cobertura contratada, mas de acordo com a Anac, o passageiro pode receber até até 1.131 Direitos Especiais de Saques (DES) para voos domésticos (cerca de R$ 8 mil), e de até 1.288 DES para voos internacionais (cerca de R$ 9,1 mil), nos casos em que o passageiro não tenha feito “Declaração Especial de Valor”.

O Direito Especial de Saque é um instrumento financeiro criado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) para instrumentalizar as reservas dos países membros. Já a Declaração Especial de Valor é um formulário que pode ser preenchido pelo passageiro no próprio site da companhia aérea, com a finalidade de declarar o valor de sua bagagem e aumentar o valor da indenização no caso de extravio.

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