A educação permanente é um processo continuado de atualização e renovação de conceitos, práticas e atitudes profissionais que vem sendo realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), por meio da Diretoria de Assistência Social. Ao longo deste ano, foram realizadas mais de 400 capacitações para servidores, trabalhadores das Organizações da Sociedade Civil, Conselhos Tutelares, Conselho Municipal de Assistência Social e outros conselhos de direitos que atuam no campo da Assistência Social do munícipio ou de forma articulada a ela.
Com estratégias metodológicas que afirmem valores, princípios e novos aportes teóricos, científicos e tecnológicos disponíveis, a Semdes promoveu, em 2022, dois cursos introdutórios à Política de Assistência Social, e um seminário com o tema Direito e Assistência Social: Caminhos e Perspectivas para a Garantia de Proteção Social no Brasil, que alcançaram 470 profissionais.
“Desde 2017, observamos a necessidade da implementação de um setor específico para o desenvolvimento da educação permanente no âmbito da Assistência Social. Por isso, em 2022, na gestão da prefeita Sheila Lemos, por meio da Lei complementar nº 2.587/2022, aprovada pela Câmara de Vereadores, foi criada a Coordenação de Gestão do SUAS, a Gerência de Gestão do Trabalho e Educação Permanente, subordinadas à Diretoria de Assistência Social”, explicou o secretário da Semdes, Michael Farias.
Segundo a coordenadora de Gestão do Suas, Eliene Amaral, o objetivo das ações implementadas pelo setor é o aprimoramento dos servidores para que possam oferecer o melhor atendimento aos usuários que chegam às unidades da Rede de Assistência Social. “Para isso, estamos ofertando capacitação não apenas para os servidores municipais, mas também para os trabalhadores das Organizações da Sociedade Civil, conselheiros tutelares e conselheiros de direitos que atuam no âmbito da Assistência Social”, declarou Eliene.
Mín. 23° Máx. 26°