

Celebrado anualmente no dia 29 de agosto, o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica foi criado há 26 anos, durante a realização do 1º Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE), organizado pelo Coletivo de Lésbicas do Rio de Janeiro (COLERJ), com o objetivo de fortalecer a luta pelo fim da lesbofobia, que se caracteriza no preconceito contra mulheres lésbicas.
Desde a criação da data, várias mobilizações foram feitas em todo país para garantia das políticas de visibilidade, considerada fundamental para vencer silêncios e quebrar barreiras. É através da visibilidade que as lésbicas vão se fazendo presente, vivendo o amor sem medo.
Em Vitória da Conquista, a Prefeitura Municipal, através da Coordenação LGBTQIA+, vem lutando pelo fim da discriminação e da violência contra todas as mulheres. Segundo o coordenador de Políticas LGBT, José Mário Barbosa, o Governo para Pessoas trabalha para que a visibilidade e a participação lésbica na sociedade sejam a norma e não a exceção.
Ele destacou que as pessoas não-binárias lésbicas são alvo de dupla discriminação. “Por isso celebramos com especial orgulho o dia de hoje. Porque esta é uma luta feminista, uma luta pelos direitos humanos e cabe a cada pessoa lutar contra a misoginia, a lesbofobia e a discriminação em razão da identidade de género”, disse.
Ainda segundo o coordenador, dentro da palavra mulher cabem todas as mulheres, independentemente da sua história pessoal, do corpo, da expressão ou da sua identidade e autodeterminação. “Como tal, reforçamos hoje a ideia de que as identidades não são um estereótipo, nem o amor, nem os afetos podem ser vigiados, discriminados”, completou.
Sergipe Crianças aprovam atividades desenvolvidas pela Estação Acolher durante os festejos juninos
Sergipe Previsão indica semana com predomínio de chuvas fracas em Sergipe
Sergipe Véspera de São João terá Luanzinho Moraes e Painel de Controle no Arraiá do Povo
Sergipe Seasic garante inclusão e participação do público surdo com Intérpretes de Libras no Arraiá do Povo
Sergipe PAA Estadual distribui mais de 14 toneladas de alimentos para famílias de Santana do São Francisco
Sergipe Governo do Estado garante acessibilidade e inclusão nos festejos juninos com espaços e ações inclusivas Mín. 25° Máx. 26°