
Dez idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Melhor Idade de Bataguassu participaram do dia 19 a 21 de agosto, do Festival de Dança Coreografada da Melhor Idade edição 2022. Sediado em Maracaju, o evento é promovido pelo Governo do Estado, através da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) e reuniu idosos-atletas com idade acima de 60 anos dos municípios de Bataguassu, Caraapó, Vicentina, Chapadão do Sul, Taquarussu, Nova Andradina, Iguatemi, Santa Rita do Pardo, Ponta Porã e Maracaju.
Bataguassu apresentou a coreografia “Década de Ouro” relembrando os anos dourados. Os idosos foram ensaiados desde o mês de julho pelos coreógrafos Natal Bispo e Roberto Santana (Makula) com apoio da educadora física do Clube da Melhor Idade, Graciele Liberato e da coordenadora dos Idosos, Maria Passos além do apoio técnico Secretaria Municipal de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo.
Para participar do festival, a Prefeitura disponibilizou a van para transportar os idosos além de servidores, incluindo uma técnica de enfermagem vinculada à Secretaria Municipal de Saúde. O Governo do Estado foi responsável pela hospedagem e alimentação dos idosos-atletas.
Em apoio à delegação bataguassuense, os deputados estaduais Amarildo Cruz (PT) e Renato Câmara (MDB) disponibilizaram recursos para alimentação dos idosos no trajeto da viagem. Já o deputado estadual Marcio Fernandes (MDB) ofertou recursos para compra do figurino dos idosos.
DISPUTA
Com relação a disputa, conforme regulamento, cada apresentação teve de três a cinco minutos, com músicas de gêneros variados, escolhidas pelos grupos. Três jurados indicados pela Fundesporte avaliaram os critérios tema e composição, performance, figurino, sincronismo e espaço.
Os três primeiros grupos classificados no evento foram Maracaju (1º colocado); Nova Andradina (2º colocado) e Ponta Porã (3º colocado).
Apesar de não ter conseguido classificação, os idosos bataguassuenses empolgaram o público presente no evento com a performance.
A gerente-geral de Atividades Desportivas da Fundesporte, Karina Quaini, explicou que o Festival de Dança tem como objetivo incentivar a pessoa idosa à prática esportiva como forma de melhoria da qualidade de vida. “Além de estimular a saúde e o bem-estar físico, o evento proporcionou o convívio social e troca de experiências entre os participantes”.
A secretária municipal de Assistência Social, Suely Otsubo, que acompanhou a delegação bataguassuense parabenizou os idosos pelo empenho para que a participação no festival fosse possível. “Sabemos do esforço e do avanço que todos vocês tiveram para participar da competição. Só tenho que parabenizar a todos pela participação e dizer que vocês são vencedores”, disse Suely.
Estiveram presentes no evento o secretário municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo de Bataguassu, João Carlos Kotai; a coordenadora de Lazer, Camila Franco e demais servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social e de Esportes.
Sergipe Crianças aprovam atividades desenvolvidas pela Estação Acolher durante os festejos juninos
Sergipe Previsão indica semana com predomínio de chuvas fracas em Sergipe
Sergipe Véspera de São João terá Luanzinho Moraes e Painel de Controle no Arraiá do Povo
Sergipe Seasic garante inclusão e participação do público surdo com Intérpretes de Libras no Arraiá do Povo
Sergipe PAA Estadual distribui mais de 14 toneladas de alimentos para famílias de Santana do São Francisco
Sergipe Governo do Estado garante acessibilidade e inclusão nos festejos juninos com espaços e ações inclusivas Mín. 25° Máx. 26°