Dez idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Melhor Idade de Bataguassu participaram do dia 19 a 21 de agosto, do Festival de Dança Coreografada da Melhor Idade edição 2022. Sediado em Maracaju, o evento é promovido pelo Governo do Estado, através da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) e reuniu idosos-atletas com idade acima de 60 anos dos municípios de Bataguassu, Caraapó, Vicentina, Chapadão do Sul, Taquarussu, Nova Andradina, Iguatemi, Santa Rita do Pardo, Ponta Porã e Maracaju.
Bataguassu apresentou a coreografia “Década de Ouro” relembrando os anos dourados. Os idosos foram ensaiados desde o mês de julho pelos coreógrafos Natal Bispo e Roberto Santana (Makula) com apoio da educadora física do Clube da Melhor Idade, Graciele Liberato e da coordenadora dos Idosos, Maria Passos além do apoio técnico Secretaria Municipal de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo.
Para participar do festival, a Prefeitura disponibilizou a van para transportar os idosos além de servidores, incluindo uma técnica de enfermagem vinculada à Secretaria Municipal de Saúde. O Governo do Estado foi responsável pela hospedagem e alimentação dos idosos-atletas.
Em apoio à delegação bataguassuense, os deputados estaduais Amarildo Cruz (PT) e Renato Câmara (MDB) disponibilizaram recursos para alimentação dos idosos no trajeto da viagem. Já o deputado estadual Marcio Fernandes (MDB) ofertou recursos para compra do figurino dos idosos.
DISPUTA
Com relação a disputa, conforme regulamento, cada apresentação teve de três a cinco minutos, com músicas de gêneros variados, escolhidas pelos grupos. Três jurados indicados pela Fundesporte avaliaram os critérios tema e composição, performance, figurino, sincronismo e espaço.
Os três primeiros grupos classificados no evento foram Maracaju (1º colocado); Nova Andradina (2º colocado) e Ponta Porã (3º colocado).
Apesar de não ter conseguido classificação, os idosos bataguassuenses empolgaram o público presente no evento com a performance.
A gerente-geral de Atividades Desportivas da Fundesporte, Karina Quaini, explicou que o Festival de Dança tem como objetivo incentivar a pessoa idosa à prática esportiva como forma de melhoria da qualidade de vida. “Além de estimular a saúde e o bem-estar físico, o evento proporcionou o convívio social e troca de experiências entre os participantes”.
A secretária municipal de Assistência Social, Suely Otsubo, que acompanhou a delegação bataguassuense parabenizou os idosos pelo empenho para que a participação no festival fosse possível. “Sabemos do esforço e do avanço que todos vocês tiveram para participar da competição. Só tenho que parabenizar a todos pela participação e dizer que vocês são vencedores”, disse Suely.
Estiveram presentes no evento o secretário municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo de Bataguassu, João Carlos Kotai; a coordenadora de Lazer, Camila Franco e demais servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social e de Esportes.
Mín. 24° Máx. 28°