Uma palestra sobre violência contra mulher ministrada pela delegada Izabela Borin, responsável pela Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) marcou na terça-feira, dia 9 de agosto, a abertura da programação alusiva à campanha Agosto Lilás. A atividade realizada na Câmara de Vereadores reuniu autoridades e servidores municipais.
Durante a palestra, a delegada comentou a respeito dos tipos de violência contra a mulher, a formatação da Lei Federal nº 11.340/ 2006 (Lei Maria da Penha), medidas protetivas, formas de se denunciar casos de violência bem como os órgãos competentes para amparo da mulher em situação de violência.
“O Agosto Lilás tem como objetivo fazer com que toda sociedade e órgãos públicos possam conscientizar toda a população para que juntos possamos fazer a diferença na vida dessas mulheres que sofrem algum tipo de violência oferecendo não só apoio psicológico como também o acompanhamento por parte da Polícia Civil, Defensoria Pública, Centro de Referência em Assistência Social (Creas) e Centro de Referência em Assistência Social (Cras) referente aos casos para dar uma resposta das autoridades, que ela não está sozinha nessa luta. Queremos fazer um trabalho nesse sentido em prol da nossa comunidade”, enfatizou a delegada.
A coordenadora da mulher, Loti Alves Meira, cumprimentou todas as mulheres presentes no evento e destacou a importância de toda sociedade abraçar a causa a respeito do combate à violência contra a mulher. “Pedimos a parceria e mobilização de toda a sociedade para coibir as formas de violência contra a mulher. Juntos somos mais fortes”.
Loti lembrou ainda que em agosto do ano passado foi aprovada a Lei municipal nº 2.775/2021, de 11 agosto de 2021, que instituiu a Campanha Agosto Lilás visando sensibilizar a sociedade sobre as diversas formas de violência contra a mulher e divulgar a Lei Maria da Penha.
A secretária municipal de Assistência Social, Suely Otsubo disse que a violência contra as mulheres é uma realidade e que o trabalho de conscientização realizado por meio do Agosto Lilás é de extrema importância bem como políticas públicas voltadas às mulheres no âmbito municipal.
Houve apresentação cultural do cantor Willian Cruz em contrapartida da Lei Aldir Blanc (Lei 14.017/20) e distribuição de panfletos e mimos.
Estiveram presente no evento, a chefe de gabinete, Maria Aparecida Maia, representando na ocasião o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB); o secretário municipal de Saúde, Helder Lousa Júnior; o major da Polícia Militar, Rafael Alves além de representantes do Corpo de Bombeiro, Polícia Civil e servidores municipais.
PROGRAMAÇÃO
A programação da Campanha Agosto Lilás em Bataguassu terá sequência nesta sexta-feira, dia 12 de agosto, com o oferecimento de palestras nas empresas Regina Festas, Marfrig e Regional Telhas.
No sábado, dia 13 de agosto, às 9 horas (horário de Brasília), haverá a caminhada da conscientização, com saída de frente da Prefeitura. Outras atividades terão sequência, com o encerramento da campanha marcado para o dia 31 de agosto.
CONSCIENTIZAÇÃO
Para chamar atenção da comunidade sobre o tema, o jardim da Prefeitura de Bataguassu recebeu flores lilás e uma faixa informativa a respeito da campanha. Casos de denúncia de violência contra a mulher podem ser feitas na Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) ou pelo disque 180, central de atendimento à mulher, que funciona 24 horas por dia. O atendimento é gratuito e confidencial.
Mín. 23° Máx. 26°