Domingo, 24 de Novembro de 2024
25°

Tempo nublado

Salvador, BA

Tecnologia Amazonas

Projetos liderados por cientistas mulheres no Amazonas são destaques em exposição virtual da Fapeam

Projetos liderados por cientistas mulheres no Amazonas são destaques em exposição virtual da Fapeam. Utilizando ambiente de realidade virtual

23/02/2022 às 17h26
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas

A exposição inédita integra o Movimento Mulheres e Meninas na Ciência e ficará disponível até 31 de março

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) lançou, nesta terça-feira (22/02), exposição virtual de pôsteres com pesquisas coordenadas por cientistas mulheres, apoiadas pelo Governo do Estado. A iniciativa integra a programação do Movimento Mulheres e Meninas na Ciência daFapeam, iniciado no dia 11 deste mês, com objetivo de estimular a igualdade de gênero, assim como incentivar uma maior participação feminina na Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

A exposição utiliza ambiente de realidade virtual que simula um espaço físico similar a uma galeria, no qual o visitante pode circular, livremente, e conhecer os projetos em exibição. A atividade aberta ao público ficará disponível até 31 de março, e tem como foco levar ao conhecimento da sociedade os resultados de estudos fomentados pela Fapeam, nas diversas áreas do conhecimento.

“Nosso objetivo é ampliar o acesso da população às pesquisas apoiadas pelo Governo do Amazonas. Queremos utilizar novas ferramentas de popularização da ciência e em breve poderemos oferecer outras iniciativas para o público”, disse a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva.

Continua após a publicidade

Os pôsteres trazem informações acerca dos projetos desenvolvidos pelas pesquisadoras com resumos, objetivos e resultados. Uma das pesquisas apresentadas é o “Provid-19- Caracterização de painel proteico para a classificação de pacientes infectados com SARS-CoV2 que evoluem ao óbito”, coordenada pela doutora em Bioquímica, Priscila Aquino, do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), desenvolvida via Programa CT&I nas Emergências de Saúde Pública no Amazonas – Covid 19 (PCTI Emerge Saúde/AM) da Fapeam, Edital Nº005/2020 da Fapeam.

“Temos um contexto a nível global que necessitamos apoiar e incentivar cada vez mais a participação de mulheres e meninas na ciência. Exatamente ações como essas e políticas de incentivo à participação de mulheres à frente de projetos fortalecem a inserção de mulheres no ambiente científico. A iniciativa da Fapeam é extremamente importante neste contexto de mulheres e meninas unidas pela ciência”, observou Priscila.

Continua após a publicidade

O “Estudo do óleo essencial e extrato hidroetanólico de uma espécie de Piper, ocorrente em Itacoatiara: potencial fonte de bioprodutos”, coordenado pela doutora em Biotecnologia, Maiara Ávila, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no município de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus) também integra a exposição. A pesquisa está em andamento e conta com apoio do Governo do Amazonas, no âmbito do Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica (Painter), Edital Nº003/2020 da Fapeam.

“Parabenizo à Fapeam pela iniciativa da exposição, que valoriza as meninas e mulheres na ciência. É uma forma de reconhecimento e apoio, dando visibilidade às mulheres que muitas vezes são ótimas mães e esposas e que também são super mulheres na pesquisa, sendo fonte de inspiração, realização pessoal e profissional para muitas meninas que estão iniciando na ciência”, disse a pesquisadora Maiara.

Continua após a publicidade

Desenvolvido também com apoio do Painter Fapeam, no município de Itacoatiara, outro projeto que o público poderá conhecer é a “Produção de Substratos com Resíduos de Produtos Amazônicos para o Cultivo de Cactáceas”, sob a coordenação da mestre em Ciências de Florestas Tropicais, Iane Gomes, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Para a pesquisadora, a Fapeam tem desempenhado um papel fundamental para o desenvolvimento das pesquisas no interior do estado.

“Ao lançar edital que se posicionam a favor de mulheres pesquisadoras, a Fapeam alcança públicos e projetos que muito provavelmente não seriam contemplados se fossem generalistas. Além disso, mulheres possuem maior capacidade de alcançar, impactar e influenciar outras mulheres. O projeto que estou desenvolvendo tem sido uma excelente oportunidade para mim e para as pessoas alcançadas”, enfatizou Iane.

Além desses projetos, a exposição ainda conta com pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa de Apoio à Pesquisa (Universal Amazonas) e do Programa de Apoio a Organização, Restauração, e do Programa de Preservação e Divulgação das Coleções Biológicas e de Museus do Estado do Amazonas (Coleções Biológicas/Museus). Todos os projetos são coordenados por cientistas mulheres.

Visite a Exposição Virtual do Movimento Mulheres e Meninas na Ciência da Fapeam em:https://www.artsteps.com/embed/6213c36620e84eef51086fae/1280/720

O link é compatível com: web, mobile e app

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários