

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), em parceria com Faculdade Santo Agostinho (FASA), iniciou nesta terça-feira (2) uma nova turma do curso de extensão “Introdução à Política de Assistência Social”, que tem por objetivo promover a formação continuada dos servidores recém-contratados para a Semdes e técnicos vinculados às Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que compõem a rede socioassistencial do município.
Com 40 horas de carga horária, os dois primeiros módulos do curso, que abordam os temas Aspectos Históricos da Política de Assistência Social e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), são ministrados pelo secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias. Para Michael, o curso é uma oportunidade não só de aquisição de conhecimento, mas também de troca de experiência, pois está sendo oferecido não apenas para os trabalhadores da Semdes, mas também para conselheiros titulares e trabalhadores das Organizações da Sociedade Civil.

“Nós reunimos trabalhadores de todos os níveis que atuam no âmbito do SUAS e isso é inédito, o que nos permite integrar todos os serviços para desmistificar alguns mitos que fazem parte do contexto histórico em que a Assistência Social se inicia no Brasil. É importante lembrar, que o direito a assistência social é uma conquista que está na Constituição Federal, e a gestão municipal garante este direito por meio de uma ampla rede de proteção social que ainda é pouco conhecida pela população e por parte de seus trabalhadores, por isso, o Governo Para Pessoas tem investido na educação permanente de todos estes atores”, explicou Michael Farias.
Nesta etapa, estão participando 80 pessoas. Uma delas é Sabrina Igino, que atua como psicóloga no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). “Espero ter mais conhecimento, mais experiência e aperfeiçoar a minha técnica para poder trabalhar nesta rede tão grande. Estou encantada com meu trabalho e só tenho vontade de aprender cada vez mais”, declarou Sabrina.
Maria Aparecida Agostinha, presidente da Associação Renascer, que é uma organização que atua na assistência de pessoas com o vírus HIV, tem a expectativa de que o curso possa auxiliar para melhoria no atendimento da Renascer. “Eu espero poder adquirir conhecimento e experiência para poder levar para o nosso trabalho com os assistidos”, salientou Aparecida.
O curso ainda terá mais seis módulos, com encontros até dia 16 de agosto.
Sergipe Crianças aprovam atividades desenvolvidas pela Estação Acolher durante os festejos juninos
Sergipe Previsão indica semana com predomínio de chuvas fracas em Sergipe
Sergipe Véspera de São João terá Luanzinho Moraes e Painel de Controle no Arraiá do Povo
Sergipe Seasic garante inclusão e participação do público surdo com Intérpretes de Libras no Arraiá do Povo
Sergipe PAA Estadual distribui mais de 14 toneladas de alimentos para famílias de Santana do São Francisco
Sergipe Governo do Estado garante acessibilidade e inclusão nos festejos juninos com espaços e ações inclusivas Mín. 25° Máx. 26°