Saturday, 27 de June de 2026
25°

Tempo nublado

Salvador, BA

Educação Bahia

Professores municipais recebem formação para utilização da tecnologia pedagógica voltada à educação especial

Este ano, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) investiu mais de R$ 2 milhões em inovação pedagógica, como aquisição de programas e equipamento...

29/07/2022 às 16h45
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA

Este ano, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) investiu mais de R$ 2 milhões em inovação pedagógica, como aquisição de programas e equipamentos que oferecem tecnologia para a aprendizagem. Um deles, é o Tix Letramento Educacional, que utiliza tecnologia assistiva, com um teclado inteligente multifuncional que propicia aos alunos com deficiência intelectual, física e motora, utilizarem os recursos da tecnologia da informação e comunicação digital.

Durante esta semana, professores das salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), receberam uma formação para utilização do Tix Letramento. O treinamento ocorreu no Instituto Federal da Bahia (IFBA), de segunda-feira (25) até hoje (29).

A coordenadora da equipe de Educação Especial da Smed, Mara Viana França, disse que com o programa Tix “é possível aplicar a tecnologia como ferramenta didática nos processos do ensino e da aprendizagem, ampliando as possibilidades, a comunicação e criatividade do estudante com deficiência”.

Continua após a publicidade
Mara Viana, Markelen Dutra e Lívia Vilasbôas do Núcleo Pedagógico da Smed
Mara Viana, Markelen Dutra e Lívia Vilasbôas do Núcleo Pedagógico da Smed

Para a gerente pedagógica do Programa Educacional Tix Letramento, Markelen Dutra, o teclado vem para incluir os alunos com deficiência intelectual, física e motora, aos recursos digitais, acrescentando que muitas vezes é a única alternativa de comunicação. “Então para uma criança que tem paralisia cerebral, tem tetraplegia, não é uma pessoa com comunicação verbal, esse recurso pode ser o único caminho para que essa pessoa se comunique com o exterior”.

A professora da sala de AEE da Escola Frei Serafim do Amparo, Dilma do Carmo Brito, comentou que o treinamento foi muito importante e que o equipamento vai fazer a diferença na vida dos alunos. “Vai agregar muito ao nosso trabalho, visto que é uma tecnologia assistiva e que nos dá várias possiblidades, do aluno com mais comprometimento estar dentro deste processo de alfabetização, de letramento, de leitura e de escrita”.

Continua após a publicidade

Já para a professora da sala de AEE da Escola José Rodrigues do Prado, Círculo Escolar Integrado (CEI) do Pradoso, a prefeitura e a Smed estão de parabéns pela escolha. “Estou no treinamento vislumbrando inúmeras possibilidades com o equipamento. Tenho certeza que foi uma opção bastante importante para darmos início a tecnologia assistiva com mais força dentro da sala de AEE e todo campo escolar”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários