A Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Assistência Social retomou na terça-feira, dia 22 de fevereiro, às 8h30 (horário de Brasília), as atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Melhor Idade.
Segundo a coordenadora do SCFV da Melhor Idade, Maria Passos, mais de 100 idosos participarão das atividades físicas do grupo.
A intenção, segundo Maria, é que os encontros sejam realizados preferencialmente ao ar livre e com acompanhamento profissional, seguindo as medidas de biossegurança vigentes em decorrência da Covid-19. Os encontros semanais no Clube da Mehor Idade “Florentino da Silva”, por sua vez, retornarão no mês de maio. “Estamos retornando aos poucos, tomando todos os cuidados necessários, inclusive para participar das aulas os idosos apresentaram atestado médico e os comprovantes da vacina contra Covid-19?, lembrou Maria.
Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Suely Otsubo, a determinação do prefeito Akira é garantir o bem estar do idoso, oferecendo atividades que possam melhorar a saúde mental e física das pessoas com mais de 60 anos. “Nesse sentido, a administração municipal está a disposição dos idosos no que for preciso”, enfatizou a secretária.
Suely adiantou que no dia 9 de março, a Secretaria Municipal de Assistência Social fará um café da manhã para os idosos e demais atendidos da pasta em alusão ao Dia Internacional da Mulher. “Será um momento de comemoração alusiva a data, com a presença de todos”.
O prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB), que esteve em visita ao Clube da Melhor Idade parabenizou os idosos pelo retorno e comentou que as atividades tem como objetivo promover a melhoria da qualidade de vida de todos.
Estiveram presentes na atividade, o secretário municipal de Esportes e Lazer, João Carlos Kotai além de demais membros da equipe do Clube da Melhor Idade.
ATIVIDADES
Segundo a educadora física dos idosos, Graciele Liberato, a oferta das atividades físicas no Clube da Melhor Idade acontecerão duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, no período da manhã.
Caminhada, ginástica, hidroginástica, atividades com bola de pilates além de jogos de mesa diversos são oferecidos aos idosos durante os atendimentos. Um café da manhã reforçado também é oferecido no Clube. “A participação dos idosos em atividades físicas influencia positivamente no processo de envelhecimento, com melhoria da expectativa de vida, melhoria do condicionamento físico além de favorecer os aspectos psicológicos e sociais dos idosos”, comentou.
Manutenção do peso corporal, melhoria da mobilidade e auxílio no controle de doenças são alguns dos resultados proporcionados pelo exercício físico aos idosos apontados pela educadora física.
Mín. 24° Máx. 27°