
A população do município de Ibiapina pôde comemorar, nesta terça-feira (22), a chegada do seu primeiro Centro de Educação Infantil (CEI). O equipamento, voltado para a aprendizagem e o desenvolvimento de crianças de 0 a 5 anos, foi entregue aos cearenses pelo Governo do Ceará através do Programa Mais Infância. A inauguração do CEI Maria Alves Linhares foi comandada pelo governador Camilo Santana, ao lado da vice-governadora Izolda Cela, do prefeito da cidade, Marcão, e demais autoridades. O investimento é da ordem de R$ 1,6 milhão proveniente do Governo Estadual e contrapartida do município.

Camilo Santana salientou o papel da educação visando um melhor futuro para o Ceará e os cearenses. “O equipamento que estamos entregando hoje não fica para trás para nenhuma creche particular do país, completamente equipada e preparada. Nossas escolas e creches precisam ser as melhores possíveis para os nossos jovens e nossas crianças. A mudança que queremos para o Ceará passa pela educação e é isso que procuramos fazer, ao longo desses anos, em todo o estado. Não tem coisa que me deixe mais feliz que entregar um equipamento voltado para a educação no Ceará”, comentou.

Cada CEI é composto por quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground. O equipamento é o primeiro em Ibiapina, por meio de parceria com o governo estadual. O equipamento foi implantado sob supervisão da Superintendência de Obras Públicas (SOP).

Izolda Cela enalteceu os laços criados entre o Governo do Ceará e suas prefeituras, além de ressaltar a importância do cuidado com a primeira infância. “As coisas acontecem com o esforço de todos. Sempre agradeço por essas parcerias com os municípios pois é algo vital para os nossos objetivos. Ter um CEI como esse é de uma importância muito grande para nossos pequenos. É algo que faz uma diferença positiva para o resto da vida dessas crianças”, pontuou.

A melhoria da educação para esse público é um dos compromissos assumidos pela atual gestão. Com o CEI de Ibiapina, já são 73 Centros entregues à população. Mais 80 novos Centros de Educação Infantil serão construídos em 75 municípios, sendo seis na Capital e o restante em cidades do Interior. O investimento é de R$ 172 milhões.

Com essa ampliação, o Estado chegará a 254 CEIs até o fim de 2022. A expansão garantirá a universalização de Centros de Educação Infantil em todos os 184 municípios cearenses. As unidades fazem parte das ações do Regime de Colaboração entre Estado e municípios cearenses. Após a entrega, os CEIs são cedidos às gestões municipais.
Moradora de Ibiapina, Daiana Gomes não conteve as comemorações após a chegada de um CEI em sua cidade. “Ter esse espaço maravilhoso me traz muita alegria, gratidão. Minha filha, o pouco que ficou por aqui hoje, já adorou tudo. Brincou e até fez uma amiguinha. Tenho certeza que ela irá aproveitar o máximo possível para se desenvolver”, contou.

A mamãe da jovem Ryanna, de dois aninhos, completou. “Fico agradecida e também aliviada por saber que vou poder deixar minha filha, mesmo ainda tão pequena, em um local seguro, com pessoas preparadas, para que ela possa voltar para casa bem e feliz”.
Ainda na região da Serra da Ibiapaba, onde há atuação contínua do Governo do Ceará desde 2015 visando o aprimoramento estrutural do local, também foram entregues dois trechos rodoviários de contorno nesta terça-feira. A solenidade contou com a presença do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela, do prefeito de São Benedito, Saul Lima, do prefeito de Ibiapina, Marcão, além de demais autoridades. A primeira rodovia inaugurada foi no município de Ibiapina. A pavimentação de 5,7 km da CE-187 faz um traçado mais afastado do centro da cidade, com investimento de R$ 5 milhões e deve beneficiar cerca de 25 mil pessoas.

“Estamos entregando um benefício importante para a região e para a população de Ibiapina. Quero aqui reiterar as nossas parcerias pelo bem da população. Fica o nosso compromisso de seguir construindo as melhores condições para o povo do Ceará”, destacou o governador.
Em São Benedito, o trecho rodoviário que contorna a área central da cidade tem 7,5 km de extensão e faz parte da obra de restauração da CE-187 entre Ubajara e São Benedito, com extensão total de 23,48 km e investimento de R$ 34 milhões. As rodovias contornando as cidades são necessárias para tornar o deslocamento mais rápido e desafogar as vias centrais que passam por dentro dos municípios. Além disso, estimula o povoamento ao longo da rodovia, favorecendo o comércio de produtos e serviços em toda região e contribuindo para o crescimento das cidades. A intenção do governo do estado é realizar ainda mais investimentos, ampliando o número de rodovias contornando as cidades.
“Uma obra como a que estamos entregando hoje é algo que vem para dar mais tranquilidade para todos que passam por aqui, sobretudo aqueles que irão utilizar a rodovia diariamente. Mais segurança em um trecho como esse é algo primordial”, discorreu a vice-governadora.

Saul Lima adiantou que além da nova rodovia, a população de São Benedito deve receber em breve novos equipamentos. “Gostaria de agradecer todo o apoio do Governo do Ceará para que São Benedito siga se desenvolvendo. São obras importantes para a nossa população. Em breve, mais ações acontecerão em nosso município, trazendo mais lazer, educação e estrutura para a nossa população”, disse.
As rodovias contornando as cidades são necessárias para tornar o deslocamento mais rápido e desafogar as vias centrais que passam por dentro dos municípios. Além disso, estimulam o povoamento ao longo da rodovia, favorecendo o comércio de produtos e serviços em toda região e contribuindo para o crescimento das cidades. Atualmente, encontram-se em andamento 386,55 km de rodovia: 86,55 km de duplicação; 251,75 km de pavimentação (novas estradas); 48,25 km restauração. O investimento total nas obras rodoviárias em andamento é de R$ 600 milhões.
A implantação de trechos rodoviários de contorno também é consequência do crescimento de cidades. Além dos já citados, o Governo do Ceará inaugurou, ainda em 2021, o Contorno de Itapipoca, no Litoral Oeste. Foi concluído também o trecho 4 do Anel Viário do Cariri, conhecido como Contorno de Juazeiro do Norte. O contorno de Farias Brito, concluído este ano, deve ser inaugurado em breve. E o Contorno de Crateús está com o processo licitatório em conclusão.
Piauí Gestão que Transforma: Governo do Piauí premia as 10 escolas estaduais com melhores resultados no Enem 2025 nesta segunda (29)
Piauí Rafael Fonteles visita obras da Uespi em Floriano e destaca investimento superior a R$ 100 milhões para os 16 campi da instituição
Educação Curso para Voluntários da Defesa Civil inicia com participação de 100 pessoas na Udesc Alto Vale
Educação Governo de Santa Catarina anuncia quase R$ 33 milhões em investimentos para a educação na região de Maravilha
Educação Estado entrega reforma e quadra coberta aguardada há anos em escola de Pinhais
Educação Enem 2026: candidatos podem conferir resultado de atendimento especial
Piauí Rafael Fonteles entrega kit com mobília para nova creche em Domingos Mourão; município é uma referência em educação e no acesso ao Saúde Digital
Educação Piraí do Sul recebe Operação Rondon com ações gratuitas de saúde, cidadania e inclusão social
Ceará Enem 2025: das 100 escolas estaduais com melhores resultados em redação, 24 são do Ceará Mín. 24° Máx. 26°