Segunda, 27 de Janeiro de 2025
29°

Tempo limpo

Salvador, BA

Turismo Tocantins

Instância de Governança Regional do Jalapão será mecanismo de desenvolvimento do turismo

Em Novo Acordo, secretário Hercy Filho, gestores e empresários discutem atuação conjunta para desenvolver a região

22/02/2022 às 16h26
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Hercy Filho ressaltou a importância do turismo para a economia do Estado - Foto: Seleucia Fontes/Governo do Tocantins
Hercy Filho ressaltou a importância do turismo para a economia do Estado - Foto: Seleucia Fontes/Governo do Tocantins

O planejamento da Instância de Governança Regional (IGR) do Jalapão para o biênio 2022/2024 foi a pauta principal de encontro realizado nesta terça-feira, 22, na Câmara Municipal de Novo Acordo, um dos municípios integrantes da região turística Encantos do Jalapão. A reunião contou com a participação do secretário de Cultura e Turismo, Hercy Filho, que ressaltou a importância do setor no contexto econômico do Estado.

"São 53 atividades econômicas ligadas ao turismo, gerando empregos diretos e indiretos. O turismo dá resposta rápida a quem investe", ressaltou Hercy Filho. "O nome Jalapão já está consolidado, agora é importante reforçar a IGR para agregar forças", afirmou ainda o secretário de Estado, que estava acompanhado da superintendente de Turismo, Maria Antônia Valadares.

A reunião, que contou com a participação de prefeitos, gestores de turismo e empresários do setor, foi aberta pela prefeita de Novo Acordo, Deusany Batista. O prefeito de São Félix, Carlos Irael Ribeiro (Carlão), lembrou que o programa de regionalização do turismo é um desejo antigo, que já soma 17 anos. "Estamos vivendo um momento diferente, onde o governador Wanderlei Barbosa entende nossa realidade", comentou o prefeito.

A técnica da Gerência de Produtos Turísticos da Superintendência de Turismo, Graziela Cortez, fez uma explanação sobre a Importância da Instância de Governança Regional e o Mapa do Turismo do Brasil, além de pontuar alguns pontos específicos que são exigidos pelo Ministério do Turismo para entrar ou permanecer no Mapa, como a constituição de conselhos municipais de turismo, a inventariação dos equipamentos e serviços ofertados pelo município e o cadastramento dos empresários no Cadastur. A superintendente de Turismo, Maria Antônia Valadares, pontuou que os técnicos da Sectur estãoà disposição para auxiliar.

Continua após a publicidade

Ao final da reunião, ocorreu a escolha da nova diretoria da IGR do Jalapão. Por aclamação, foi definida como presidente Thaiza Demarchi, secretária de Meio Ambiente e Turismo de Mateiros; vice-presidente Dário Monteiro Gomes, secretário de Turismo e Meio Ambiente de Lizarda; e como secretário João Fernandes Lino Filho, secretário de Turismo de Ponte Alta. Ficou definido que, na próxima reunião, serão abertos novos cargos, que serão ocupados por representantes dos demais municípios da IGR.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários