Saturday, 27 de June de 2026
26°

Tempo nublado

Salvador, BA

Educação Goiás

Com novo repasse, Goiás alcança marca de R$ 4 bilhões investidos na Educação

Durante encontro de gestores, governador Ronaldo Caiado anuncia recurso de R$ 279 milhões para compra de equipamentos, utensílios e obras em escolas estaduais. Com isso, o Governo de Goiás atinge a marca de R$ 4 bilhões investidos na Educação nos 3 anos e

29/06/2022 às 10h35
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Goiás
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Goiás
Foto: Reprodução/Secom Goiás

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou nesta terça-feira (28/6) a liberação de mais R$ 279,5 milhões para a Educação. São recursos para reforma de unidades de ensino, compra de equipamentos, laboratórios, notebooks para todos os professores e programas Reformar 4 e Equipar 4, destinados a todas as instituições de ensino da rede estadual. Com isso, o Governo de Goiás atinge a marca de R$ 4 bilhões investidos na Educação nos 3 anos e meio da atual gestão.

A novidade foi divulgada durante participação do governador na abertura do II Encontro de Gestores da Rede Estadual de Educação de Goiás, realizado no campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. “Nós só vamos interromper o ciclo da pobreza quando oferecermos Educação de forma equânime”, disse Caiado. “O que me alegra hoje é que, em todos os lugares que vou, em todos os extremos de Goiás, as escolas são bem tratadas”, disse o governador ao contabilizar os investimentos na área.

No total, R$ 75 milhões serão destinados ao Reformar 4 e distribuídos para 821 escolas e colégios de todas as regiões do Estado. A secretária de Educação, Fátima Gavioli, explica que cabe à comunidade escolar a decisão sobre o que precisa ser feito. Para os 264 Centros de Ensino em Período Integral (Cepi), a verba será destinada à pintura de muro, calçadas, adequações para acessibilidade e demais detalhes técnicos. Nas escolas regulares, o recurso pode ser utilizado para reparos na parte elétrica, iluminação, banheiros, portões, adequações nas cozinhas e para acessibilidade.

Desde 2019, foram executadas três etapas do Programa Reformar. Anteriormente, a iniciativa foi destinada à padronização da fachada, pintura, manutenção das partes elétrica e hidráulica, reforma de banheiros e cozinhas, execução de poços artesianos e adequações de acessibilidade, além de prevenção e combate à incêndios.

Continua após a publicidade

No programa Equipar 4, R$ 34 milhões serão repassados para os Conselhos Escolares. Como explica a secretária de Educação, Fátima Gavioli, essa verba pode ser investida em vídeomonitoramento, segurança inteligente e, também, materiais esportivos, didáticos, melhorias e equipamentos dentro das escolas. “O sentimento que move hoje a Educação é a gratidão”, disse Gavioli ao agradecer os recursos e a autonomia que Caiado promove para a área no Estado.

Encontro de gestores

Continua após a publicidade

O II Encontro de Gestores da Rede Estadual de Educação de Goiás reúne, até quarta-feira (29/6), 960 gestores das escolas estaduais, 40 coordenadores regionais de Educação e cerca de 100 servidores, que poderão tirar dúvidas sobre ações e projetos do governo de Goiás. A programação também contempla a apresentação de experiências exitosas da Educação estadual, realizadas no decorrer do último ano letivo.

Trata-se de um evento de continuidade aos debates iniciados nas conferências intermunicipais de Educação, quando os trabalhadores participaram de painéis temáticos sobre Educação e Inclusão e de discussões sobre a presença do tema inclusão no Plano Nacional de Educação (PNE). A equipe também será preparada para a IV Conferência Nacional de Educação (Conae 2022) que terá como tema a “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o Futuro da Educação Brasileira”.

Continua após a publicidade

Estiveram presentes do evento a reitora da UFG, Angelita de Lima; o secretário de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás, Joel Sant’anna; o comandante de Ensino da Polícia Militar, Coronel Luciano Magalhães; a coordenadora regional de Educação de Goiânia, Enicleia Morais e os prefeitos Rita de Cássia (Itaberaí) e Erivaldo Alexandre (Itapirapuã).

Fonte: Secretaria de Comunicação (Secom)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários