Recife, 22 de fevereiro de 2022 – A terça-feira começou com novidade pelas ruas do Recife, numa iniciativa da Secretaria de Turismo e Lazer e da Empetur. Depois do Roadshow Nordeste Arretado, que contemplou 14 destinos brasileiros, e no mesmo dia do início do Roadshow Bora Pernambucar, que visitará também 14 cidades a partir de hoje, só que dentro do Estado, a ação promocional Passaporte Pernambuco Gigante ganha as ruas da capital.
Diversos pontos turísticos do Recife e de Olinda ganharão versões em tamanho mega do Passaporte Pernambuco, contendo, de um lado, informações de destinos turísticos de todo o Estado; e do outro, obra de um artista plástico pernambucano feita especialmente para o projeto. Os dois primeiros foram instalados no Bairro do Recife: no Marco Zero, na entrada do Centro de Artesanato de Pernambuco, e na Praça do Arsenal da Marinha.
Além de reforçar a divulgação do Passaporte Pernambuco, documento de valor meramente afetivo lançado pelo Turismo do Estado, a iniciativa dá o start para a exposição interativa Bora Pernambucar, que ocupará o Riomar Shopping de 8 a 28 de março. Para o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, a ação é mais uma ferramenta para o fortalecimento da interiorização do turismo local, foco de todas as iniciativas desenvolvidas pelo Governo do Estado no Turismo nos últimos três anos.
“O Passaporte Pernambuco se tornou um objeto de desejo para os pernambucanos e visitantes, e a versão gigante irá estimular ainda mais as pessoas a irem aos centros de atendimento ao turista buscar o seu passaporte, viajar pelo Estado em busca dos carimbos e postar fotos nas redes sociais, ajudando a divulgar os destinos. Vamos ter um roteiro de passaportes espalhados por Olinda e Recife, com obras de arte exclusivas e dicas de destinos, para dar aquela vontade de sair pernambucando”, destaca Novaes.
Entre os locais escolhidos para receber o Passaporte Gigante estão o Parque da Jaqueira, a Rua da Aurora, o Aeroporto do Recife, o Parque Dona Lindu, o Segundo Jardim de Boa Viagem e o Alto da Sé, em Olinda.
“Sabemos que o Passaporte Pernambuco virou objeto de desejo dos turistas e moradores. Agora, temos ele em versões gigantes, que serão doadas, num segundo momento, a municípios do interior do Estado, como forma de criar um atrativo a mais nas cidades”, explica o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista.
A escultura tem 2,20 metros de altura por 1,20m de base e é confeccionada com material resistente à chuva e ao sol intenso. Cada Passaporte Gigante inclui foto e texto informativo de um destino pernambucano. Bonito, Buíque, Igarassu, Itamaracá, Pesqueira, Petrolândia, Porto de Galinhas, Triunfo, São José da Coroa Grande e São Benedito do Sul são destinos retratados.
“Temos a certeza de que essas versões mega do Passaporte Pernambuco vão cair no gosto dos pernambucanos. Um dos trunfos do Bora Pernambucar foi despertar justamente em cada morador a ideia de pertencimento, de valorização do lugar onde se mora. Pernambuco tem um passaporte próprio, gratuito, que todo mundo tem acesso, e agora, ele está lá grandão, nas ruas, trazendo informações sobre lugares massa de visitar e obras de arte lindíssimas. Estamos divulgando os destinos e a arte local, e ainda criando pontos instagramáveis na Região Metropolitana para fortalecer a divulgação nas redes sociais”, reforça a diretora de Marketing da Empetur, Milu Megale.
Na parte que seria a contracapa do livreto em tamanho mega, foram colocadas obras de artistas plásticos pernambucanos, que tiveram como inspiração a cultura e as belezas de atrativos do Litoral ao Sertão do Estado. Participam do projeto nomes como Dani Acioli, Carla Lima, Galo de Souza, Manoel Quitério, Johny Cavalcante, Vacilante, Priscila Lins, Jota ZerOFF, Andrea Tom e Arbos.
Mín. 25° Máx. 27°