Saturday, 27 de June de 2026
25°

Tempo nublado

Salvador, BA

Educação Bahia

Programa de Pacificação da Smed realiza ação na Escola Cláudio Manuel da Costa

O Programa de Pacificação da Secretaria Municipal de Educação (Smed) está realizando a atividade de Círculos de Construção de Paz na Escola Municip...

09/06/2022 às 17h45
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA

O Programa de Pacificação da Secretaria Municipal de Educação (Smed) está realizando a atividade de Círculos de Construção de Paz na Escola Municipal Cláudio Manoel da Costa. A ação foi desenvolvida entre terça-feira (7) e hoje (9), envolvendo a direção, funcionários, professores e alunos da unidade educacional.

Os pacificadores voluntários Fernanda Amorim da Silva Rocha e Fernando Antônio Pereira de Brito estão realizando a atividade. Ele explica que o trabalho consiste na conexão da comunidade escolar. “O objetivo é transformar, fazer com que as pessoas descubram o seu ser natural, verdadeiro. Se conectar, se conhecer e identificar as partes positivas de cada um”.

Fernando informou que a atividade começa com o chamado check-in. “Normalmente, nós fazemos uma pergunta e a apresentação da pessoa. Depois nós vamos para a formação dos valores, a construção das diretrizes. Na sequência, as perguntas empáticas que são a contação de história. Então, nós vamos para o check out, que é o encerramento”.

Continua após a publicidade

A diretora da unidade escolar, Elisângela de Sá Andrade, participou e avaliou a ação de forma muito positiva. “O início que ele deu, de ouvirmos, de relatarmos, foi um momento até bastante emotivo. Dissemos muitas coisas. O que sentimos e este retorno pós-pandemia com os alunos com muitas dificuldades em vários aspectos. Nos próximos encontros, vamos nos beneficiar dessas conversas, colocar para fora as emoções”.

Responsável pelo Programa de Pacificação da Smed, Polímnia Cassimiro, explica como está sendo montada a programação de escolas a serem recebidas pelas ações do programa. “Inicialmente, estamos trabalhando com escolas que nos notificam, ou que percebemos que precisam de uma atenção, de alguma maneira especial com relação à convivência como um todo”. Os facilitadores são do programa ou voluntários.

Continua após a publicidade

Polímnia acrescenta ainda: “em razão de um retorno mais conflituoso das relações após a pandemia, há necessidade de uma intervenção que relembre as pessoas a importância de lidar com uma cultura de paz. Então os círculos nos propiciam esse contato com a humanidade verdadeira. A avaliação é positiva e nós seguiremos levando a outras escolas. Não são somente os círculos. Existem palestras de conscientização, mediações também de conflitos e outras ações terminam acontecendo a partir desse contato com o programa de pacificação da Smed”.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários