Quarta, 27 de Novembro de 2024
24°

Tempo nublado

Salvador, BA

Meio Ambiente Tocantins

Semarh distribui mudas nativas do Cerrado em alusão à Semana do Meio Ambiente

Fava de bolota, Açaí, Amora, Nim, Ipê e Jenipapo foram algumas das espécies entregues pela Semarh

03/06/2022 às 14h05
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
A ação teve como objetivo a arborização urbana e incentivar o reflorestamento - Foto: Marcel de Paula/Governo do Tocantins
A ação teve como objetivo a arborização urbana e incentivar o reflorestamento - Foto: Marcel de Paula/Governo do Tocantins

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com o projeto Restaura-TO e Instituto Perene (Consórcio Estreito de Energia), realizou nesta sexta-feira, 3, a entrega de mudas de árvores nativas do bioma Cerrado em alusão a Semana do Meio Ambiente. A ação teve como objetivo a arborização urbana e incentivar o reflorestamento.

A distribuição foi coordenada pela Diretoria de Educação Ambiental para Sustentabilidade (DEAS) da Semarh e, segundo a diretora, Erliette Gadotti, o plantio de árvores traz inúmeros benefícios para a saúde e o meio ambiente e, por isso, queremos sensibilizar a população sobre a importância dessa riqueza natural.

“Nessa época do ano a temperatura da nossa capital aumenta muito, com o plantio de árvores vamos conseguir amenizar um pouco esse calor”, explicou a diretora, acrescentando ainda que “a entrega das mudas serve para mostrar para as pessoas a importância do plantio de uma árvore como forma de educação ambiental, principalmente para as futuras gerações que vão crescer sabendo respeitar e cuidar do meio ambiente”, afirmou.

Fava de bolota, Açaí, Amora, Nim, Ipê e Jenipapo. Esses são alguns dos exemplares de plantas nativas que foram entregues no prédio da Semarh, localizado na Praça dos Girassóis. A assistente administrativa, Edileuza Magalhães, levou para casa várias mudas para serem plantadas na chácara da sua irmã e elogiou a ação, ressaltando que as árvores só trazem benefícios. “Árvore é vida, traz beleza e alegria para o ambiente e serve para amenizar o calor de Palmas. Nós dependemos da natureza ”, enfatizou.

Continua após a publicidade

Estudos apontam que uma única árvore adulta em pé transpira, em média, até 400 litros de água por dia. Os benefícios dessa transpiração podem ser observados na redução de 2 a 3 graus na temperatura dos ambientes, criando um “microclima” com uma atmosfera mais amena. As árvores das cidades também proporcionam isolamento acústico, habitat e fonte de alimento para animais, dentre outros benefícios.

*Estagiária sob supervisão de Fábia Lázaro

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários