
Localizada no bairro Vicente Pinzón, a unidade recebe até 540 alunos por turno. O investimento na nova estrutura foi de R$ 7,8 milhões
Mais uma unidade educacional de Ensino Médio foi inaugurada pelo Governo do Ceará. Nesta sexta-feira (18), foi a vez da nova sede da Escola Deputado Manoel Rodrigues, fundada em 1976, ser entregue à comunidade estudantil. Localizado em Fortaleza, no bairro Vicente Pinzón, o equipamento recebeu um investimento de R$ 7,8 milhões, oriundos do Estado e da União. A escola, que atende até 540 alunos por turno, possui três pavimentos, 12 salas de aula, auditório, biblioteca, laboratórios de Informática, Física, Química, Biologia e de Matemática, além de ginásio poliesportivo.

Entusiasta da educação pública como mecanismo de transformação da sociedade, o governador Camilo Santana disse que investir na área significa justiça social. “Somos de uma geração que acredita que para construir um sociedade melhor não tem outro caminho a não ser através da educação. Ela liberta as pessoas, dá oportunidade iguais”, enfatizou.
De acordo com o gestor estadual, em um passado recente somente filhos de famílias com melhores condições financeiras estudavam em escolas de boa qualidade, mas que isso tem mudado. “Nossa geração diz que a coisa pública tem que ser a melhor. Essa escola aqui não deixa a desejar a nenhuma escola particular de Fortaleza, do estado ou do Brasil. Esse é o papel do Estado: dar oportunidades iguais às pessoas. Eu e a Izolda (Cela) temos uma alegria muito grande quando entregamos um equipamento da educação, porque sabemos que estamos construindo o futuro do Ceará”, completou o governador.

Além das atividades curriculares, os alunos da Escola Deputado Manoel Rodrigues têm a oportunidade de participar dos projetos Consciência Negra, Pracinha Literária, MotivAção Enem, Maratona Enem, Hora do Enem, Castanholeira Literária, Quiz do Conhecimento, Falta Zero, Liderança em Foco e Café com Livros.

Conhecida por ter dado o pontapé na revolução que a educação cearense passou, em meados dos anos 2000, a vice-governadora Izolda Cela deixou um recado aos alunos. “Aproveitem muito bem todo o empenho dos seus professores. Vocês podem aproveitar isso para organizar os seus projetos de vida. O sonho que vocês têm em conseguir realizar, os estudos têm um papel importante nisso. Estudar exige esforço. E, finalmente, a importância de vocês também desenvolverem valores no sentido de solidariedade para ajudar quem precisa. Isso é muito importante para que a gente dê valor ao que tem valor, e a educação é um deles. A gente precisa da boa educação para transformar a sociedade”, afirmou Izolda Cela.
A secretária da Educação, Eliana Estrela, ressaltou que todo o trabalho da pasta visa garantir a estrutura física e educacional para que os alunos se desenvolvam. “A escola é para vocês, jovens. Que vocês possam construir o conhecimento por meio da interação, com responsabilidade, solidariedade e amor. É para vocês tudo que nos fazemos e estamos entregando hoje”.

Já na 3ª série do Ensino Médio, Samuel Barros, 17 anos, está aproveitando a nova estrutura para se preparar para entrar em um curso superior. O estudante pretende estudar Arquitetura e acredita que o serviço ofertado pelo Estado na escola vai ajudar a alcançar seu objetivo. “Acho a estrutura muito boa. Os laboratórios têm equipamentos ótimos e a qualidade da escola é ótima. Os professores são bons, com boa comunicação. Então, penso que isso vai me ajudar bastante”, revela o adolescente.
Ana Luiza também é aluna da 3ª série e relatou a importância da comunidade escolar na vida dos alunos. “Hoje estamos realizando o sonho em ter uma escola como essa, uma escola bonita, com essa estrutura. A escola é nossa segunda casa. No fim do ano estarei concluindo o meu Ensino Médio e já estou imaginando quanta saudade sentirei da minha escola, dos meus colegas e dos meus professores”, disse a estudante.

A EEM Manoel Rodrigues integra a Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) 2, com mais de 30 mil estudantes matriculados em 56 escolas, sendo 27 de Ensino Médio Regular, 7 de Educação Profissional, 21 de Ensino Médio em Tempo Integral, além da Escola Justiniano de Serpa. Também integram essa rede escolar dois Centros Cearenses de Idiomas (RioMar Fortaleza e Via Sul). No total, a rede pública estadual cearense passou a contar, em 2022, com 746 escolas, que ofertam matrícula superior a 400 mil alunos.
Prestigiaram também a inauguração da escola o prefeito José Sarto, o deputado federal Idilvan Alencar, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão, os deputados estaduais Acrísio Sena e Osmar Baquit, além dos vereadores Erivaldo Xavier, Guilherme Sampaio, Léo Couto e John Monteiro.
Piauí Gestão que Transforma: Governo do Piauí premia as 10 escolas estaduais com melhores resultados no Enem 2025 nesta segunda (29)
Piauí Rafael Fonteles visita obras da Uespi em Floriano e destaca investimento superior a R$ 100 milhões para os 16 campi da instituição
Educação Curso para Voluntários da Defesa Civil inicia com participação de 100 pessoas na Udesc Alto Vale
Educação Governo de Santa Catarina anuncia quase R$ 33 milhões em investimentos para a educação na região de Maravilha
Educação Estado entrega reforma e quadra coberta aguardada há anos em escola de Pinhais
Educação Enem 2026: candidatos podem conferir resultado de atendimento especial
Piauí Rafael Fonteles entrega kit com mobília para nova creche em Domingos Mourão; município é uma referência em educação e no acesso ao Saúde Digital
Educação Piraí do Sul recebe Operação Rondon com ações gratuitas de saúde, cidadania e inclusão social
Ceará Enem 2025: das 100 escolas estaduais com melhores resultados em redação, 24 são do Ceará Mín. 24° Máx. 26°