Saturday, 27 de June de 2026
25°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Educação Bahia

Smed dialoga com instituições em busca de uma maior pacificação no ambiente escolar

O secretário municipal de Educação, Edgard Larry, e equipe se reuniram, ontem (31), com representantes da Ministério Público Estadual, Polícia Mili...

01/06/2022 às 20h15
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA

O secretário municipal de Educação, Edgard Larry, e equipe se reuniram, ontem (31), com representantes da Ministério Público Estadual, Polícia Militar, Defensoria Pública Estadual (DPE), Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NDCA) da Uesb e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), com o objetivo de discutir formas de intensificar as ações propostas pelo Núcleo de Pacificação de Conflitos para disseminar a cultura de paz no ambiente escolar, gerir conflitos e, principalmente, trabalhar com ações preventivas e de Justiça Restaurativa no ambiente escolar.

Um dos participantes, o promotor de Justiça da Infância e da Juventude, Marcos Coêlho, disse que a reunião foi um desdobramento de uma reunião anterior visando trabalhar a mediação de conflitos nas unidades escolares e nas famílias e comentou a importância da discussão. “Fizemos aqui um planejamento estratégico e seguiremos algumas propostas formuladas visando melhorar esse quadro pós pandemia de violência que vem ocorrendo nos colégios, mas que na verdade está sociedade como um todo”, disse o promotor.

Algumas unidades escolares serão selecionadas para receberem, de imediato, a ronda escolar da PM.  “Nós vamos para cima com cada um fazendo seu papel, para que cheguemos a dias melhores e que possamos dar uma tranquilidade aos professores, alunos e os pais”, enfatizou o tenente-coronel Fernando Leite, subcomandante do CPR/Sudoeste.

Continua após a publicidade

O coordenador regional da DPE, José Raimundo Passos Campos, disse que a instituição está pronta para participar deste processo. “Realmente, é uma construção social. Então, nesse momento, entendemos como bastante positiva a postura do secretário, professor Edgard Larry, chamar as instituições para essa construção”, avaliou.

Para o advogado e professor Carlos Públio, do Núcleo da Criança e do Adolescente (NDCA) da Uesb, a iniciativa é uma construção em rede com diversos órgãos”, esclarecendo que a estratégia a ser adotada, para dar certo, são fundamentais o diálogo e a participação destes setores da sociedade.

Continua após a publicidade

O secretário Edgard Larry lembrou das consequências da pandemia para a saúde emocional das pessoas, incluindo os alunos da rede municipal, e que é necessário essa união no trabalho de pacificação. “Temos o nosso núcleo que está trabalhando em ações preventivas. Entretanto, há situações pontuais que ocorreram e necessitam de uma ação mais efetiva de imediato. Por isso, convocamos as instituições e agradecemos pelo apoio recebido. Estamos atentos e atuando com firmeza para que as nossas escolas sejam ambientes de aprendizado e formação da paz”, afirmou o secretário.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários