Em uma cerimônia apenas para convidados, foi realizado o lançamento do livro “Seu Corpo é Especial e Privado”. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação. Este livro foi escrito pela jovem piaçabuçuense, psicóloga, Maylane Soares, em parceria com o Conselho Tutelar, Creas, Secretarias de Educação e Saúde.
A cerimônia de lançamento aconteceu na Câmara de vereadores, e contou com a presença da Secretária de Assistência Social, Suzane Araújo, Coordenadora do Creas, Elvira Rosa, Secretária Adjunta de Educação, Van Marques, do Presidente do Conselho Tutelar, Wesley Monteiro, Presidente da Câmara dos Vereadores, Edson Mário e do Coordenador de juventude, Erisson Guedes, os tais compôs a mesa de honra, juntamente com a Psicóloga Maylane Soares. Além deles também marcaram presença, os vereadores Alysson Morango, Ailton Vieira, Loura Amaral e Roberto PM, o Secretário de Saúde, Geraldinho Beltrão, o Secretário de Infraestrutura, Eufrásio Dantas, o Secretário de Urbanismo, Marcondes Brito, dos Conselheiros Tutelares Maria Solidade, Eliane Lessa, Douglas Macedo e Mara Lessa.
Esse livro foi elaborado com a finalidade de instruir pais e professores, a ensinarem as crianças sobre as partes do corpo que podem ou não ser tocadas, com uma linguagem simples e didática. O objetivo é incentivar e promover o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.
“Quando pensamos na construção desse livro realizamos todo um levantamento de dados com base em outros livros e principalmente com a realidade encontrada em nosso município traçando, através de entrevistas semiestruturadas, um perfil dos aspectos sociais, comportamentais e culturais para que esse livro fosse adaptado exclusivamente para nossa população. Muitos dos entrevistados nos relataram que não costumam falar a respeito das partes íntimas com seus filhos, e o que percebemos é que se faz necessário quebrarmos esse tabu, pois torna-se difícil a criança relatar alguma situação de abuso ou algo parecido se ela não tem conhecimento do que pode ou não. Através desse livro pensamos numa estratégia simples de auxiliar aos pais, professores e responsáveis a falar sobre esse tema com as crianças, com o intuito de instruí-las e a não ter medo de falar”, disse a psicóloga e autora principal do livro, Maylane Soares.
Continua após a publicidadegoogle.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Para a secretária de Assistência Social e Habitação, Suzane Araújo, este livro é um importante instrumento no combate ao abuso e exploração sexual das crianças e adolescentes do município.
“Breve estaremos enviando exemplares deste livro para as escolas e a biblioteca municipal para que nossas crianças e adolescentes possam ter acesso e estejam instruídos sobre esse assunto que é bastante presentes no nosso município. Infelizmente já vivenciamos essa realidade em nossa cidade, casos de crianças e adolescentes violentadas sexualmente, e precisamos nos unir para combater essa situação e protegê-las. Em nome de toda a minha equipe, quero parabenizar a Psicóloga Maylane pelo belíssimo trabalho, e ao Prefeito Djalma Beltrão que nos apoiou todo o tempo desde o início até agora. Vamos juntos fazer nossa parte e combater o abuso sexual de crianças e adolescentes”, finalizou a secretária.Continua após a publicidadegoogle.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Segundo a Coordenadora do Creas, Elvira Rosa, esse livro auxiliará pais e profissionais a abordar esse assunto tão delicado com as crianças.
“A violência sexual, infelizmente, ainda é muito presente em nosso país, no mundo, e infelizmente já chegou em nossa cidade. Esse livro proporciona melhor compreensão de uma forma para abordar a criança e auxiliar os pais e os profissionais na missão de proteger as crianças”, frisou.
Continua após a publicidadegoogle.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0
O Presidente do Conselho Tutelar, Wesley Monteiro, na oportunidade, frisou sobre a importância de se falar a respeito desse tema, e parabenizou a Psicóloga Maylane pela iniciativa.
Mín. 24° Máx. 27°