Domingo, 19 de Janeiro de 2025
23°

Tempo nublado

Salvador, BA

Cultura Ceramista

Ceramista centenária recebe homenagem no Festival de Saveiros de São Félix.

Os planos para a comemoração do centenário de Ricardina Pereira da Silva, mais conhecida como Dona Cadu, que estavam programados para 2020, foram apenas adiados.

25/05/2022 às 19h01
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Da Redação IBI / Carine Araujo
Compartilhe:
Dona Cadu comandar a roda de samba do grupo Filhos de Dona Cadu, dia 27, às 20h. Foto: Divulgação Márcio Soares.
Dona Cadu comandar a roda de samba do grupo Filhos de Dona Cadu, dia 27, às 20h. Foto: Divulgação Márcio Soares.

Em 2022, durante o Festival de Saveiros — I Festa Náutica do Vale do Paraguaçu, esta ilustre filha de São Felix receberá uma homenagem da Câmara dos Vereadores da sua cidade natal, no dia 27, às 10h. Nada mais justo, pois no auge dos seus 102 anos, além de ser a mais importante ceramista do Brasil, essa ilustre sanfelixta é uma sambadeira de primeira do bom samba de roda do Recôncavo baiano, o que ela provará ao comandar a roda de samba do grupo Filhos de Dona Cadu, dia 27, às 20h.

As homenagens à Dona Cadu acontecem durante o Festival de Saveiros — I Festa Náutica do Vale do Paraguaçu que será realizado De 27 a 29 de maio a cidade de São Félix, no Recôncavo baiano. O evento realizará um grande encontro dos saveiros da Bahia, com o propósito de resgatar a memória e preservar este tipo de embarcação, valorizando a sua salvaguarda como patrimônio do nosso estado. Durante os três dias de festa, que tem como clímax o “Bordejo pelas Águas do Paraguaçu”, acontecerá uma rica programação cultural, educativa e de cunho social, com ‘shows’ de samba e ‘reggae’, homenagem à Dona Cadu, Feira de Economia Criativa e Agricultura Familiar, concurso de desenhos e redação nas escolas de São Félix e ação de limpeza das margens do Rio Paraguaçu.

O Festival de Saveiros — I Festa Náutica do Vale do Paraguaçu  foi idealizado por Wandick Vieira, tem a produção da Tabuleiro Produções e Um Som & Imagem e conta com patrocínio do Governo do Estado da Bahia, através das Secretarias de Turismo (Setur) e Comunicação — SECOM, e apoio institucional de Bartinho da Silva e Prefeitura de São Félix.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Cachoeira - BA
Cachoeira - BA
Sobre o município Cachoeira é considerada Monumento Nacional, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional em 1971, o município de Cachoeira, situado no recôncavo sul, depois de Salvador, é a cidade baiana que reúne o mais importante acervo arquitetônico no estilo barroco e o maior estaleiro cultural independente do Brasil. Foi sede de governo durante a Guerra da Independência. Ali foram organizados e treinados os batalhões que lutaram em Salvador e em Cachoeira contra os ataques portugueses.
Salvador, BA Atualizado às 02h09 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 27°

Seg 28°C 25°C
Ter 28°C 25°C
Qua 27°C 25°C
Qui 27°C 25°C
Sex 27°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes