Por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e o Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), servidores públicos estão participando de uma série de cursos de qualificação em temáticas ambientais. Na tarde desta quarta-feira (25), foi a vez de discutir “Estruturação da Gestão Ambiental Municipal”. Os cursos são abertos também à população.
A engenheira florestal Juliana Reis, da empresa Equilíbrio Ambiental, conduziu a capacitação. “A gestão ambiental é muito mais que cuidar só do meio ambiente. Hoje, a gente precisa sempre levar em questão o tripé da sustentabilidade, que é o meio ambiente, o social e o econômico. Quando um está ali e não respeita o outro, a gente acaba tendo um desequilíbrio”, explicou.
Para ela, além de trabalhar as temáticas debatidas nas aulas, os cursos também têm outro objetivo: “Tentar casuar uma sensibilização ambiental em todos esses participantes, para que eles consigam passar e difundir essas ideias, esses bons hábitos, sendo sujeitos ecológicos participantes do meio ambiente, inseridos na sociedade. E junto com a Secretaria, a Prefeitura e outros projetos que visam recuperação do Rio Verruga, fortalecer a população, pra gente conseguir causar esse impacto benéfico pro meio ambiente”.
Inspetor e comandante do Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente da Guarda Civil Municipal, Thales Reis está participando dos cursos. “Esta semana estamos aproveitando essa oportunidade que a Secretaria de Meio Ambiente disponibilizou, de vários cursos na área ambiental, e os guardas estão aproveitando a oportunidade para acumular mais essa carga de conhecimento e podermos utilizá-la em nosso trabalho, já que em breve estaremos em atuação naárea”, disse.
Mín. 23° Máx. 26°