
Cuidar também é informar, escutar e acolher. Ao longo do mês de conscientização sobre doenças raras, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) desenvolveu uma agenda de encontros por meio do Projeto Laços de Cuidado, com rodas de conversa nos Espaços Cuidar Santa Maria, Bugio, Japãozinho e CER IV, com destaque para o Dia D da mobilização, em 28 de fevereiro.
Segundo a secretária de Assistência Social, Érica Mitidieri, a iniciativa integra as ações do Governo de Sergipe voltadas ao fortalecimento da rede de atenção e ao cuidado com a população que convive com doenças raras. "Desta maneira, conseguimos aproximar os serviços da população e garantir que as famílias saibam onde buscar orientação e apoio’’, afirmou.
O encontro também contou com a presença de Kércia Alcântara, pediatra atuante no CER IV. Para ela, falar sobre doenças raras é fundamental para conscientizar a população sobre o que elas são e como afetam o desenvolvimento tanto de crianças quanto de adultos. "É essencial orientar essas pessoas para que encontrem o tratamento adequado e tenham acesso à educação e aos espaços de convivência social, para que sejam acolhidas e possam exercer todo o seu potencial”, ressaltou.
Débora Menezes, mãe de Maria Cecília, destacou a importância do encontro e avaliou a experiência de forma positiva. “As reuniões que a gente teve hoje foram muito boas e produtivas. A lição foi muito importante para aprender mais sobre as doenças raras, como começam os sintomas, que às vezes não aparecem logo e podem surgir tanto quando a pessoa nasce quanto mais velha. É muito bom ter profissionais capacitados e pessoas boas que possam ajudar a gente. Essas pessoas são grandiosas, uma força excepcional'', destacou.
Semana Estadual de Conscientização sobre Doenças Raras
O Governo de Sergipe instituiu, por meio da Lei nº 9.874, de 5 de fevereiro de 2026, a Semana Estadual de Conscientização sobre Doenças Raras, a ser realizada anualmente na última semana do mês de fevereiro. A iniciativa tem como objetivo ampliar a informação e a sensibilização da sociedade sobre as doenças raras, incentivar o diagnóstico precoce, o acesso ao tratamento adequado e o fortalecimento de políticas públicas voltadas à saúde, à educação e à assistência social, além de combater o preconceito e promover a inclusão social das pessoas com doenças raras e suas famílias.










Sergipe Crianças aprovam atividades desenvolvidas pela Estação Acolher durante os festejos juninos
Sergipe Previsão indica semana com predomínio de chuvas fracas em Sergipe
Sergipe Véspera de São João terá Luanzinho Moraes e Painel de Controle no Arraiá do Povo
Sergipe Seasic garante inclusão e participação do público surdo com Intérpretes de Libras no Arraiá do Povo
Sergipe PAA Estadual distribui mais de 14 toneladas de alimentos para famílias de Santana do São Francisco
Sergipe Governo do Estado garante acessibilidade e inclusão nos festejos juninos com espaços e ações inclusivas Mín. 23° Máx. 26°