
O senador Lasier Martins (Podemos-RS) comemorou a concessão de licença prévia ambiental para a instalação de uma usina termelétrica no município de Rio Grande, no extremo sul do Rio Grande do Sul.
Lasier explicou que, agora, o estado poderá atuar junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para buscar o documento de outorga, que autoriza o início das obras, com a preparação do terreno, o projeto de engenharia, a instalação do píer para receber os navios que trazem o gás em estado liquefeito, o erguimento das linhas de transmissão, a construção do terminal de gaseificação e da usina propriamente dita.
— Com este projeto, o estado vai se tornar autossuficiente em energia, além de poder suprir de gás as indústrias gaúchas interessadas. Também o Rio Grande do Sul não precisará mais pagar elevada taxa de royalties ao Mato Grosso, por onde chega o gás que vai para o Rio Grande do Sul — disse, em seu pronunciamento.
Segundo Lasier Martins, o projeto deve gerar entre 4 e 5 mil empregos no município de Rio Grande, com investimentos de R$ 6 bilhões. O senador disse que o grupo espanhol Cobra é quem irá explorar a atividade.
Por fim, ele lamentou que a bancada gaúcha, incluindo os deputados estaduais, não conseguiu sensibilizar os técnicos do governo para a liberação de dinheiro para amenizar os efeitos da seca que atingem o estado.
Senado Federal Jaques Wagner deixa liderança do governo no Senado
Senado Federal Após encontro com Lula, Jaques deixa liderança do governo no Senado
Senado Federal Governo corrige MP que viabiliza empréstimos a caminhoneiros e MEI Mín. 25° Máx. 26°