Com o tema, “Escutar é Proteger”, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), em parceria com a rede de proteção de crianças e adolescentes, realiza a campanha “18 de Maio: Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.
Para mobilização de toda sociedade, diversas ações estão sendo realizadas em escolas, unidades de saúde, unidades socioassistenciais municipais e não governamentais, com o objetivo de alertar e denunciar esse tipo de violência que persiste no Brasil e faz parte da realidade de Vitória da Conquista.
Uma das ações, desta quarta-feira (18) foi realizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Bruno Bacelar que realizou uma caminhada pelas ruas do bairro Bruno Bacelar com a participação dos alunos das escolas municipais Zica Pedral e Peniel. “Nós estamos realizando ações durante todo mês no Cras, e hoje, para marcar a data, convidamos as escolas para esta caminhada de combate a esta violência que maltrata e até mata as crianças”, declarou a gerente do Cras, Adriana Marinho.
A Fundação Educacional de Vitória da Conquista (Famec) também realizou uma ação, na avenida Rosa Cruz, com os educandos do serviço de convivência da unidade, com apresentação da banda Batuqué e de cartazes sobre o tema. “Além desta mobilização, nós estamos fazendo atividades com os educandos no serviço de convivência. Essa temática é muito importante para o público atendido aqui que são crianças e adolescentes em risco social, por isso, temos feito conscientização para que eles não caiam nesta armadilha” explicou a coordenadora Eloina Damacena.
Sessão especial debate a questão
A Câmara Municipal, também prestigiou a campanha com a realização de uma sessão especial convocada pelo vereador Orlando Filho, que contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, que na oportunidade destacou as ações do município no enfrentamento a todo tipo de violência contra crianças e adolescentes, em especial a violência sexual.
“Que bom seria se hoje estivéssemos aqui só para falar dos avanços alcançados em Vitória Conquista, o município brasileiro que mais investe no enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes, a exemplo da implantação do Complexo de Escuta Protegida. Mas infelizmente, esse não é motivo principal desta sessão, hoje estamos em mais um dia luta contra à violência sexual contra crianças e adolescentes, que ainda é uma realidade em nossa cidade, um mal que estamos combatendo com educação permanente dos profissionais que atuam na rede de proteção e também com a implantação do protocolo e fluxo de atendimento integrado de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência”, pontuou Michael.
Mín. 24° Máx. 27°