Monday, 22 de June de 2026
24°

Tempo limpo

Salvador, BA

Cidades Palmas - TO

Prefeitura de Palmas discute mobilidade humanizada em encontro com representantes da sociedade civil

Parte da Semana Nacional do Trânsito contou com a presença de acadêmicos, engenheiros e arquitetos de Palmas

20/09/2025 às 08h52
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Palmas - TO
Compartilhe:
Encontro discute mobilidade humanizada: caminhar, pedalar e viver a cidade – Foto: Abelson Ribeiro
Encontro discute mobilidade humanizada: caminhar, pedalar e viver a cidade – Foto: Abelson Ribeiro

Nesta sexta-feira, dia 19, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Palmas (Semob) promoveu um encontro voltado ao tema ‘Mobilidade humanizada: caminhar, pedalar e viver a cidade’. A atividade integra a programação da Semana Nacional do Trânsito e reuniu especialistas e representantes da sociedade civil para debater soluções de deslocamento na Capital.

Entre os pontos debatidos, chamou atenção a questão da distribuição pulverizada dos espaços de lazer. O engenheiro civil e diretor de engenharia de tráfego e mobilidade da Semob, Luã Henrique, defendeu que as áreas recreativas sejam mais acessíveis e descentralizadas. “O lazer não deve estar restrito a locais como a orla de Palmas; ele pode estar na pracinha do meu bairro”, afirmou.

A acessibilidade também ganhou espaço no debate. A presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede) e representante da Associação dos Deficientes Visuais do Estado do Tocantins (Adveto), Mônica Ferreira da Costa, sugeriu a criação de uma comissão permanente de acessibilidade e inclusão. A proposta visa fomentar discussões contínuas para garantir um deslocamento mais digno e democrático às pessoas com deficiência.

A arquiteta e urbanista Fernanda Brito de Abreu destacou a importância de iniciativas como essa, que aproximam diferentes setores em discussões sobre mobilidade. Segundo ela, encontros desse tipo “funcionam muito bem para disseminar informações importantes na sociedade”.

Continua após a publicidade

Programa Saber para Servir

O encontro fez parte da série de reuniões especiais do programa ‘Saber para Servir’. A próxima atividade acontece nesta segunda-feira, 22, às 15 horas, com o tema ‘Governança do espaço urbano: uso do solo e mobilidade urbana’.

Continua após a publicidade

Texto: Samuel Cunha, sob a supervisão de Abelson Ribeiro

Edição: Denis Rocha

Continua após a publicidade
Atividade educativa faz parte das ações em alusão do Dia da Árvore - Foto: divulgação<br>
Atividade educativa faz parte das ações em alusão do Dia da Árvore - Foto: divulgação
Atividade reuniu especialistas e representantes da sociedade civil para debater soluções de deslocamento na Capital - Foto: Abelson Ribeiro
Atividade reuniu especialistas e representantes da sociedade civil para debater soluções de deslocamento na Capital - Foto: Abelson Ribeiro
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários