Tuesday, 23 de June de 2026
24°

Tempo limpo

Salvador, BA

Cidades Rio Preto - SP

Rio Preto busca referências para criar Departamento de Projetos

Servidor da SMDS visita Sorocaba, Itu e São Paulo em missão técnica de captação de recursos e gestão de projetos

17/09/2025 às 19h40
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP
Compartilhe:
Comunicação Social
Comunicação Social

O servidor Rafael Nogueira, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) de São José do Rio Preto, realiza, entre os dias 16 e 18 de setembro, uma missão técnica em Sorocaba, Itu e São Paulo para conhecer experiências bem-sucedidas de captação de recursos e de gestão de projetos.

Na manhã de segunda-feira (16/9), em Sorocaba, Rafael esteve com as servidoras Allyne Moura, Barbara Braz e Layane Lacerda, da Secretaria Municipal de Projetos e Parcerias, pioneira no país ao criar uma estrutura específica para essa finalidade. Barbara apresentou a organização da pasta e os fluxos de trabalho utilizados na formalização de parcerias e na busca de recursos.

À tarde, em Itu, o representante da SMDS se reuniu com Tales Calegari, diretor do Departamento de Convênios, e com servidores locais para troca de experiências sobre mecanismos de financiamento por emendas parlamentares, programas governamentais e outras fontes de recursos.

O intercâmbio foi viabilizado a partir da rede de contatos estabelecida por Nogueira no X Fórum Nacional das Transferências e Parcerias da União, realizado em junho, em Brasília. Na ocasião, o servidor foi integrado à Rede de Parcerias, iniciativa vinculada ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), que conecta profissionais de todo o país em torno de boas práticas para fortalecer a administração pública.

Continua após a publicidade

Segundo Rafael, as visitas reforçam a importância da cooperação entre municípios. “Ao conhecer experiências de cidades que já avançaram na institucionalização de departamentos e secretarias de projetos, conseguimos trazer ideias concretas e adaptáveis à realidade de Rio Preto, fortalecendo a proposta de criação do nosso Departamento de Projetos e, consequentemente, a implantação de ações exitosas para a população.”

A agenda segue nesta quarta-feira (17/9) na Assembleia Legislativa de São Paulo, em reuniões com parlamentares para tratar de novos caminhos de captação de recursos para o município. Já na quinta-feira (18/9), Rafael participa de um fórum sobre Concessões e PPPs, alinhado a pautas recentemente aprovadas pelo Legislativo local.

Continua após a publicidade
Encontro em ITU.png
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários