Quinta, 28 de Novembro de 2024
24°

Tempo nublado

Salvador, BA

Ação Social Bahia

Movimento artístico CORjunto transforma muro do Centro de Referência da Mulher

Obra foi finalizada em quatro diasQuem passa pela Avenida Jesiel Norberto pode ver que o muro do Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcel...

13/05/2022 às 16h55
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Obra foi finalizada em quatro dias
Obra foi finalizada em quatro dias

Quem passa pela Avenida Jesiel Norberto pode ver que o muro do Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos (Crav), ganhou um colorido intenso e se transformou e uma obra de arte a céu aberto. A intervenção é resultado do projeto CORjunto – Arte na cidade.

Segundo a coordenadora municipal de Políticas para Mulheres, Dayana Evelinne, essa parceria entre o Crav – serviço municipal que atua na prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher – e projeto CORjunto teve o objetivo de tornar o ambiente acolhedor para as usuárias do serviço. “A ideia é que quando a mulher aviste o Crav, ela o veja como um espaço acolhedor, um ambiente que vai abraçar e cuidar dela”, reforçou.

A obra foi finalizada ontem (12), após quatro dias de produção, e retrata a imagem de duas mulheres em meio a flores, com a mensagem “Seja forte e corajosa!”, e de punhos erguidos, representando força e resistência. A pintura executada sobre o muro, também conhecida como muralismo, leva a assinatura de sete artistas da cidade: a desenhista Valéria Cathalá, os artistas visuais Jéssica Esteves, Rafaella Novaes, Jamilly Amancio, Brenda Lacerda e Thássila Marina, tendo Carol Quadros à frente.

Carol espera que o muralismo se espalhe por outros cantos da cidade
Carol espera que o muralismo se espalhe por outros cantos da cidade

Carol conta que a escolha pela arte pintada na parede se deu após conversas com a equipe do Crav e com profissionais que já atenderam no local. “Aí criamos essa arte colorida e acolhedora. E já que este é um serviço para mulheres, convidei artistas mulheres para esse trabalho”, disse.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

De acordo com ela, enquanto pintavam o muro, as artistas já recebiam a avaliação positiva da população. “Os próprios moradores ou pessoas que passavam por aqui, agradeciam, elogiavam, aplaudiam. Foi muito legal essa interação. E o que a gente espera é isso que as pessoas reconheçam a necessidade de arte pelas ruas da cidade porque, como costumo dizer, a arte traz um abraço através do olhar”, assegurou.

Sete artistas da cidade assinam a obra
Sete artistas da cidade assinam a obra

Arte na cidade– O projeto CORjunto, que tem como madrinha e também idealizadora a delegada Gabriela De Diego, surgiu no início deste ano, com o objetivo de levar cor e vida para ambientes públicos, por meio do muralismo. Foi da delegada a ideia de, na segunda fase do projeto, executar a intervenção artística no Crav.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

O primeiro local a receber a iniciativa foi a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher de Vitória da Conquista (Deam). A intenção do projeto é atender seis instituições por ano e os próximos locais que receberão a intervenção artística são a Biblioteca Municipal e o Banco de Leite Humano do Hospital Municipal Esaú Matos.

A delegada Gabriela destaca que o projeto é sustentado por doações. Além da arrecadação de doações por meio das redes sociais, o CORjunto também contou para essas primeiras fases do projeto com o apoio de empresas da cidade. “Nós pretendemos levar cor e arte a diversos espaços públicos”, enfatizou a delegada.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Caso você queira contribuir com o projeto, as doações podem ser feitas por meio do PIX para o e-mail corjunto@gmail.com.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários