
A Prefeitura de Porto Velho avança em auditoria interna que investiga denúncias de fraude no Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho (IPAM). A medida foi determinada pelo prefeito Léo Moraes, que determinou abertura de procedimento apuratório para investigação nos últimos anos, após denúncias que chegaram tanto por vias oficiais — como a Ouvidoria do Município — quanto por canais extraoficiais, indicando a existência de indícios de irregularidades nos pagamentos.
Há suspeitas de pagamentos duplicados e até de possíveis favorecimentos indevidos. A auditoria tem por objetivo identificar a extensão dos danos, os responsáveis e recuperar eventuais prejuízos aos cofres públicos.
O IPAM é responsável pela gestão da previdência dos servidores públicos do município, sendo essencial para garantir aposentadorias, pensões e outros benefícios sociais da categoria. A credibilidade e a solidez do instituto são consideradas cruciais para a estabilidade funcional e institucional da máquina pública.
.jpeg)
A população e os servidores podem continuar encaminhando informações e denúncias diretamente à Ouvidoria do Município por meio dos canais oficiais.
O Fundo de Assistência Médica do Ipam enfrenta atualmente um passivo acumulado superior a R$ 80 milhões, resultado de demandas financeiras represadas ao longo dos últimos anos. "Diante desse cenário, nossa gestão tem adotado uma série de medidas para reorganizar as finanças, regularizar pagamentos e garantir a continuidade dos serviços", informou o prefeito Léo Moraes.
.jpeg)
O total geral pago no período soma R$ 24,87 milhões, considerando tanto restos a pagar quanto as despesas correntes do exercício.
MEDIDA ADOTADA PELA TRANSPARÊNCIA
Também, com o avanço da apuração, o Prefeito Léo Moraes editou as portarias nº 224/2025 e nº 225/2025 que estabelecem os critérios para o processamento dos pagamentos, priorizando a sequência cronológica de exigibilidade das despesas, conforme previsto na legislação vigente.
A implantação da ordem cronológica assegura isonomia no tratamento dos credores, transparência nos pagamentos e previsibilidade na gestão financeira. O modelo estabelece que os pagamentos obedecerão à sequência de liquidação das despesas, permitindo exceções apenas nos casos previstos em lei, com devida justificativa e comunicação aos órgãos de controle, como a Controladoria-Geral e o Tribunal de Contas do Estado.
Em nota, o prefeito afirmou que a gestão municipal “não compactua com qualquer prática que atente contra o interesse público, e que todas as medidas cabíveis serão tomadas para assegurar a transparência e a legalidade na gestão dos recursos previdenciários dos servidores”.
Texto:SMC
Fotos:SMC/ IPAM
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Belém Prefeitura de Belém promove Semana Municipal da Diversidade
Belém Concurso de Quadrilhas do Arraial de Belém entra na reta final
Belém Operação Lixo Zero já retirou mais de 500 toneladas de resíduos
Praia Grande - SP Camile da Silva e Daniel Rezende dão show e Time PG de natação soma 7 medalhas nos Regionais
Candeias - BA Candeias: Festa de São Pedro começa neste sábado (27); confira a programação
Porto Velho - RO "Nunca vimos algo assim": população celebra primeira noite do Arraiá do Bera
Rio Transição energética avança na cidade e garante redução de gastos
Paraíso - TO Secretaria de Agricultura e Pecuária certifica nove agroindústrias em Paraíso e amplia acesso a mercado com Selo de Inspeção Municipal
João Pessoa - PB Estação Cabo Branco abre a exposição ‘Forró Ilustrado’ neste sábado Mín. 25° Máx. 26°