A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma),realizou a primeira etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica 2025, como parte do programa "Belém Animal". A ação ocorreu no último sábado, 24, de 8h às 16h, no distrito de Mosqueiro, em Belém (PA), com a aplicação gratuita demais de 3,4 mil doses para cães e gatosa partir de três meses de vida.
A vacinação foi realizada em oito postos fixos, além de postos móveis que percorreram ruas de difícil acesso pelos bairros do Sucurijuquara, Aeroporto, Maracajá e Baía do Sol. A campanha tem como objetivo principal prevenir a raiva, uma doença grave e fatal que representa risco tanto para os animais quanto para os seres humanos.
O médico veterinário Adriano Nery, da Unidade de Vigilância de Zoonoses do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesma, destaca não apenas a importância da campanha de vacinação antirrábica, mas a estratégia adotada para alcançar o maior número de animais possíveis no distrito de Mosqueiro. "A vacinação antirrábica é fundamental para prevenir a circulação do vírus da raiva, protegendo a saúde pública e evitando casos tanto em animais quanto em seres humanos. É uma ação preventiva indispensável", destacou.
O autônomo Júlio Freitas concorda com o profissional. O morador do bairro do Aeroporto usou o posto fixo disponibilizado e levou para vacinar seus dois cãezinhos, Mel e Leão. "É muito importante vacinar os nossos animais, não só para proteger eles, mas também para evitar a proliferação de doenças. A vacinação é uma forma de garantir a saúde deles e também de todos nós que convivemos com eles", disse.
Em único dia, a campanha de vacinação antirrábica já é considerada um sucesso e aprovada pela população local, principalmente por possibilitar que o tutor pudesse levar o imunizante para casa — armazenado em um isopor com capacidade mínima de três litros, devidamente preenchido com gelo.
Mín. 26° Máx. 27°