Ao fim de uma semana intensa de programação, representantes dos estados membros e parceiros do GCF retornaram ao Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac), na tarde desta sexta-feira, 23, para apresentar relatório do trabalho desenvolvido nas comissões técnicas durante a 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force), realizada em Rio Branco. A atividade contou com a presença da vice-governadora Mailza Assis.
“O evento realizado no Acre, é também um evento mundial. Somos referência em preservação da floresta e de boas práticas, mostramos nossos exemplos que dá pra desenvolver, preservar os espaço às comunidades originárias, comunidades tradicionais. Saio muito esperançosa com o envolvimento de todos num único propósito: o cuidado à vida”, disse Mailza Assis ao agradecer toda equipe organizadora, membros, autoridades internacionais,governadores, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil que contribuíram com a reunião anual.
Formas de acesso a financiamentos, Bioeconomia e Manejo Integrado do Fogo foram alguns dos temas abordados nos grupos de trabalho durante a reunião em Rio Branco. Numa parceria da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Departamento de Santa Cruz, da Bolívia, o grupo de trabalho para discussão do Manejo Integrado do Fogo contou com a participação de representantes subnacionais da Colômbia, do Peru, da Bolívia e do Brasil, e também em nível nacional do Brasil e da Colômbia.
“A gente teve esse workshop para discutir o Manejo Integrado do Fogo em nível nacional, em nível subnacional e também em nível global, com o aporte de uma iniciativa da FAO em parceria com vários outros parceiros, que é o Global Fire Management Hub, que é uma iniciativa lançada em 2023, que tem por objetivo auxiliar os países a implementar essa abordagem do Manejo Integrado do Fogo, que olha para o fogo de uma maneira holística. Entendendo o papel do fogo em cada um dos ecossistemas, entendendo o conhecimento das comunidades sobre o fogo e também trazendo conhecimento técnico e científico sobre a questão do fogo para tratar desse tema com um olhar holístico que possa trazer melhores resultados”, informou Lara Stel, representante da FAO (Itália).
Na avaliação da coordenação do evento, a Reunião na capital acreana foi mais um passo importante no avanço dos objetivos da Força Tarefa para o Clima. “A gente está surpreendentemente feliz. Não é uma surpresa que o Acre fez um evento tão bom, o nível de atendimento, o nível dos debates que a gente teve ontem, a participação dos governadores, a participação da própria ministra Marina Silva, isso a gente nunca esperava. O Acre existe sim. Então, muito obrigada, obrigada para vocês, para o governador Gladson, para todos os secretários, e também para todos os funcionários e a população. A organização do Acre que lutou para ter esse evento, realmente mostrou o melhor do Acre, eu acho que, é a coragem das pessoas, é o coração, é a floresta, é a ousadia de realmente criar um mundo melhor”, disse a coordenadora do Secretaria Global do GFC, Colleen Lyons.
O secretário de Estado do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, classificou o evento como um sucesso, reforçando o protagonismo do Acre no debate ambiental mundial. “Tivemos governadores da Amazônia, países vizinhos, discutindo, trocando exemplos de ações feitas em suas regiões, ao mesmo tempo que fechamos parcerias com o governo federal, organismos internacionais e financiadores. Este evento faz parte da nossa política de continuar mantendo o Acre como referência em preservação da floresta em pé ao mesmo tempo que criamos novos modelos de negócios e geração de renda para populações indígenas, ribeirinhos. Levar os benefícios que a população precisa é nosso maior propósito”.
A 15ª Reunião GCF Task Force antecede os debates sobre meio ambiente, previstos para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em novembro, em Belém, capital do estado do Pará.
Ainda durante a atividade de encerramento do evento na Ufac, o secretário do Meio Ambinte do Acre, Leonardo Carvalho, o Superintendente de Inovação e Desenvolvimento Institucional na Fundação Sustentável da Amazônia (FAZ), o Biólogo Vitor Salviati, e o representante do Conselho Nacional dos Seringueiros Júlio Barbosa receberam o Prêmio “ Nosso Herói de Todos os dias. A homenagem é reconhecimento à relevante contribuição ao trabalho da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force).
“Agradeço o envolvimento de todos, a quem estendo esse reconhecimento, pois, só foi possível com o real envolvimento de todos. Podem ficar orgulhosos do que vocês fizeram. Realmente mostramos todo o nosso potencial para o mundo”, disse Leonardo Carvalho ao agradecer.
Na oportunidade foi anunciado o local do próximo evento. A 16ª Reunião da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force) será realizada em Caquetá, na Colômbia, em maio de 2026. A 15ª Reunião GCF Task Force antecede os debates sobre meio ambiente, previstos para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em novembro, em Belém, capital do estado do Pará.
The post Apresentação de trabalhos e reconhecimento marcam encerramento da 15ª Reunião da GCF em Rio Branco appeared first on Noticias do Acre .
Mín. 25° Máx. 26°