Domingo, 25 de Maio de 2025
27°

Tempo limpo

Salvador, BA

Geral Maranhão

Aged e Uema acompanham vacinação de peixes da espécie tilápia no município de São João dos Patos

A ação faz parte das medidas preventivas contra essas enfermidades, que podem impactar diretamente a produção aquícola.

23/05/2025 às 19h37
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- A ação faz parte das medidas preventivas contra essas enfermidades, que podem impactar diretamente a produção aquícola (Foto: Divulgação)
- A ação faz parte das medidas preventivas contra essas enfermidades, que podem impactar diretamente a produção aquícola (Foto: Divulgação)

O Programa de Sanidade dos Animais Aquáticos realizou, na última quarta-feira (21), uma ação de vacinação de peixes em uma propriedade rural no município de São João dos Patos. O objetivo principal foi imunizar peixes da espécie tilápia, em uma propriedade cadastrada na Aged, visando a prevenção de doenças bacterianas como: Streptococcus agalactiae sorotipo Ib, Streptococcus agalactiae sorotipo III, Streptococcus dysgalactiae sorotipo e Lactococcus petauri.

A vacinação foi realizada ao longo de todo o dia, como parte das medidas preventivas contra essas enfermidades, que podem impactar diretamente a produção aquícola.

A atividade foi desenvolvida em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), com a participação da professora Dra. Nancylene Chaves, da fiscal estadual agropecuária e responsável técnica pelo Programa de Sanidade dos Animais Aquáticos, Dra. Allana Raíssa Araújo Silva, da fiscal estadual agropecuária Eilen Kenned Marquis, e da gestora da Unidade Regional da Aged em São João dos Patos, Waldívia Oliveira.

O cultivo dos peixes na propriedade é feito no sistema de tanque-rede, instalado em uma represa no rio Parnaíba. A estrutura conta com 60 berçários e 260 tanques destinados à fase de engorda, posicionando o município de São João dos Patos entre os maiores produtores de tilápia do estado do Maranhão.

Toda a produção é destinada a uma indústria registrada no Serviço Estadual de Inspeção (SIE) do estado do Ceará, garantindo, assim, a qualidade e a segurança dos produtos oferecidos ao mercado.
A vacinação desempenha um papel fundamental na sanidade dos animais, contribuindo diretamente para o aumento da produtividade e para a sustentabilidade da piscicultura na região.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários