Quinta, 22 de Maio de 2025
23°

Tempo nublado

Salvador, BA

Geral Rondônia

Governo de RO lança Programa de Segurança Rural para reforçar combate à criminalidade no campo

Ogoverno de Rondônia deu início ao Programa de Segurança Rural, com lançamentos realizados nos municípios de Jaru, Machadinho do Oeste, Ariquemes e...

21/05/2025 às 23h37
Por: Redação Fonte: Secom Rondônia
Compartilhe:
A nova ação estratégica vem para enfrentar um dos principais desafios da segurança pública em Rondônia
A nova ação estratégica vem para enfrentar um dos principais desafios da segurança pública em Rondônia

Ogoverno de Rondônia deu início ao Programa de Segurança Rural, com lançamentos realizados nos municípios de Jaru, Machadinho do Oeste, Ariquemes e Alto Paraíso, nos dias 15 e 16 de maio. A iniciativa faz parte do Plano Estadual de Segurança Pública e tem como principal objetivo fortalecer a presença das forças de segurança nas áreas rurais, garantindo maior proteção a mais de 120 mil propriedades distribuídas em quase 14 mil quilômetros de linhas, estradas e rodovias no estado.

A nova ação estratégica vem para enfrentar um dos principais desafios da segurança pública em Rondônia, a criminalidade nas zonas rurais, potencializada pela extensa fronteira de 1.342 quilômetros com a Bolívia um dos três maiores produtores mundiais de cocaína. Essa condição geográfica coloca o estado em posição de vulnerabilidade frente às rotas internacionais de tráfico de drogas e armas.

Cada propriedade recebe um número de identificação exclusivo
Cada propriedade recebe um número de identificação exclusivo

O governador de Rondônia, Marcos Rocha,destacou a importância da ação como marco no combate à criminalidade rural: “O Programa de Segurança Rural é uma resposta direta à criminalidade no campo, com tecnologia, inteligência e parceria com quem está na linha de frente. Rondônia não será rota do crime, será exemplo de segurança e desenvolvimento no meio rural.” pontuou.

O programa é executado pela Secretaria de Estado da Defesa e Cidadania (Sesdec), através das Patrulhas Rurais, unidades especializadas já em funcionamento nos 11 Batalhões da Polícia Militar do estado. A operação inclui o mapeamento de propriedades mais vulneráveis, com cadastramento feito por policiais militares, georreferenciamento e registro de informações estratégicas para elaboração de rotas de patrulhamento mais eficazes. Cada propriedade recebe um número de identificação exclusivo, o que permite a localização imediata em caso de emergência.

Além do reforço operacional, o programa também aposta em tecnologia com plataformas digitais e aplicativos que são utilizados para cadastro de imóveis, identificação de implementos agrícolas e demais informações relevantes à atuação das forças de segurança.

Continua após a publicidade

O secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, Felipe Bernardo Vital, também ressaltou a relevância da iniciativa: “Estamos integrando o produtor rural à política de segurança pública, com ferramentas modernas e uma abordagem preventiva. É uma ação inovadora que une estado, polícia e comunidade em defesa da vida e do patrimônio.” Destacou.

Com a implementação do programa, o governo estadual pretende transformar o cenário da segurança no campo, oferecendo respostas mais rápidas, eficientes e integradas às necessidades dos produtores rurais. A parceria com o setor privado também é um dos pilares da estratégia, garantindo maior capilaridade e sustentabilidade das ações.

Continua após a publicidade

Fonte
Texto: Gerlen Oliveira
Fotos: Frank Nery e Guilherme Ribeiro
Secom - Governo de Rondônia

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários